O PAPEL DO GESTOR DEMOCRÁTICO: COM A PALAVRA O PROFESSOR

Autores

  • Simone Raquel Dos Santos UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Pottmeier FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Gestor, Educação, Discurso, Efeitos de Sentido.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o papel do gestor num processo democrático a partir da voz do professor de escola pública. Esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo se justifica, pois há discursos que circulam socialmente na instituição escolar e que provavelmente levem os sujeitos a pensarem desta e não de outra maneira acerca do papel do gestor democrático no ambiente educacional. A metodologia utilizada está baseada em entrevistas individuais com questionário de pergunta aberta com três profissionais da educação. O arcabouço teórico-metodológico da pesquisa se inscreve na Análise do Discurso e é cotejado com pesquisas sobre currículo com foco na gestão democrática. O presente estudo está vinculado ao Eixo Temático: Projeto Político Pedagógico e Organização do Ensino Educação, Cultura e Sociedade, inserido no Programa de Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados das análises sinalizaram que os professores produzem um efeito de sentido no que concerne ao papel do gestor considerando-o democrático a partir de suas atitudes. Estas análises apontam para o papel do gestor como participativo, mediador, responsável. Depreende-se deste efeito de sentido que os sujeitos são interpelados pelas exigências do mercado de trabalho; para um discurso da contingência - circunstancial, que marca uma ruptura de um percurso histórico. Os sujeitos sinalizaram também para uma heterogeneidade constitutiva que se dá através do contato com o Outro no meio em que se inserem, a escola, e que circulam socialmente. Isto os leva a ingressar em outros discursos (da escola, da mídia entre outros).

Biografia do Autor

Simone Raquel Dos Santos, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

é graduada em Letras pela Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sandra Pottmeier, FURB - Universidade Regional de Blumenau

é graduada em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006), Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007), Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, na linha de Discurso e Práticas Educativas (2010). Atualmente é professora do quadro do magistério do Estado de Santa Catarina nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola de Educação Padre José Maurício. Atua na área da Educação com enfâse nos seguintes temas: textualidade, leitura, alfabetização/letramento, discurso.

Downloads

Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

ARTIGOS