O GÊNERO DA QUÍMICA

UMA INTERVENÇÃO SOBRE A PERSPECTIVA DE GÊNERO NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE

Autores

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de um projeto desenvolvido em uma turma de ensino médio técnico em química no ano de 2019, “o gênero da química”, em que foi utilizada uma sequência didática que teve a intenção de oportunizar, além do aprendizado da química, mais especificamente do tema radioatividade, uma reflexão sobre a representatividade de gênero nas ciências. Os resultados são apresentados através das falas dos educandos participantes do projeto, coletadas a partir de questionários (auto)avaliativos e foi possível avaliar seu resultado em termos de aprendizado significativo, das dificuldades encontradas, da contextualização de saberes através da adoção de interdisciplinaridade, das reflexões dos mesmos quanto às questões de mulheres nas ciências e ao apagamento histórico de mulheres químicas, além do quanto o conhecimento químico da radioatividade foi apropriado pelos mesmos e os posicionamentos que foram possíveis decorrentes dessa apropriação. A pesquisa mostrou que a proposta pedagógica inter e transdisciplinar do projeto permitiu aos estudantes se sentirem sujeitos do processo de aprendizado e contribuiu para que compreendam e se posicionem melhor frente a realidade que os cerca e sobre a radioatividade. Da mesma forma, foi possível constatar a importância de abordar a temática dos gêneros junto à ciência, contribuindo para discussões sociais na área.

Downloads

Publicado

2025-06-12

Edição

Seção

MULHERES NA CIÊNCIA