Uma Análise Matemática Particular das Características Essenciais de Quadrados Mágicos de ordem ímpar: Uma Sugestão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-9782-8458
  • Andréia Leodório Guarino Universidade Federal de Alagoas
  • Janaina Rodrigues de Miranda Universidade Federal de Alagoas
  • Janaine Ferreira dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aldenise Barbosa dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Mateus Batista Ferreira Instituto Federal de Alagoas
  • Mayara dos Santos Soares Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de matemática, Quadrados Mágicos

Resumo

Diversas pesquisas são realizadas em Educação Matemática e áreas afins na intenção de encontrar estratégias eficientes no processo de ensino e aprendizagem de matemática, contendo como foco desafios matemáticos. Este artigo propõe oferecer um estudo de um caso particular de Quadrados Mágicos de ordem ímpar, na intenção de sugerir esse modelo matemático como atividade pedagógica regular no ato de ensinar e no ato de aprender matemática na educação básica. Vários matemáticos se envolveram em estudos sobre cubos e quadrados mágicos, principalmente na busca por respostas sobre suas relações, construções e classificação. Metodologicamente, exporemos alguns conceitos, teoremas e propriedades sobre Quadrados Mágicos e construiremos, em especial, os quadrados Mágicos de ordem ímpar.  Espera-se que a utilização dos Quadrados Mágicos possa motivar o estudante a prosseguir seus estudos em busca de respostas para suas inquietações sobre a adequada aplicação da matemática em sua vida.

 

 

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Intituto Federal de Alagoas (CONSUP) . É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Andréia Leodório Guarino, Universidade Federal de Alagoas

Estudante do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas

Janaina Rodrigues de Miranda, Universidade Federal de Alagoas

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas

Janaine Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas

Maria Aldenise Barbosa dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso técnico em informática para internet do Instituto Federal de Alagoas - Campus Rio Largo

Mateus Batista Ferreira, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso técnico em informática para internet do Instituto Federal de Alagoas - Campus Rio Largo

Mayara dos Santos Soares, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso técnico em informática para internet do Instituto Federal de Alagoas - Campus Rio Largo

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

ARTIGOS