APOIO NA UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA CURSOS DE EXTENSÃO NO IFC-SOMBRIO
Palavras-chave:
Moodle, EaD, Ava, ExtensãoResumo
No mundo o ensino à distância (EaD) vem tomando corpo de ferramenta indispensável ao aprendizado. O EaD é tão antigo a ponto de Gomes (2009) afirmar que existem indícios de que as epístolas de São Paulo serem consideradas um modelo deste tipo de ensino. O presente resumo descreve a primeira ação de um grupo de professores e alunos no intuito de auxiliar na criação de um ambiente virtual de aprendizagem para cursos de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Sombrio. São 8 professores e 4 alunos divididos nas ações de apoio aos cursos. Foram contemplados vinte e um projetos de extensão no edital 003/2013. Dentre os quais se incluía este de apoio ao uso de ambiente virtual de aprendizagem. Retirando o presente projeto, totalizaram vinte projetos. O retorno recebido foi o de um coordenador, perfazendo 5%. Este coordenador possui um curso de extensão denominado Ambientes Contínuos de Aprendizagem, com o objetivo de concentrar os conhecimentos e as técnicas de produção oriundos das UEPs - Unidades Educativas de Produção, de pequena duração (20 horas). O público alvo são produtores da região. A meta é desenvolver pelo menos um curso desses em cada uma das 7 UEPs. Constatou-se um certo receio em usar a metodologia a distância. Contudo é preciso expor com mais clareza a ferramenta Moodle e o grupo de apoio para criação de ambiente virtual de aprendizagem para cursos de extensão. Os cursos inscritos no edital não previam o uso do ambiente virtual e o e-mail enviado não foi bem interpretado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral