PROJETO DE EXTENSÃO: UMA POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DE CURSOS TÉCNICOS

Autores

  • Lucas Bastianello Scremin Instituto Federal de Santa Catarina/Câmpus Criciúma
  • Heloisa Nunes e Silva
  • Geóvio Kroth
  • Filipe Canto Bortolin
  • Thiago Costa Barbosa

Palavras-chave:

aula prática, construção civil, extensão

Resumo

Os cursos técnicos em edificações e eletrotécnica do IFSC – Câmpus, bem como de outras instituições apresentam em sua matriz curricular disciplinas práticas que visam proporcionar a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, porém muitas vezes, as aulas dessas disciplinas são realizadas em laboratório (ambiente controlado), o que não garante real dimensão da prática profissional. Diante disto, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das aulas práticas realizadas por meio da execução de um projeto de extensão que proporcionou a prática profissional aos alunos dos cursos técnicos de Edificações e Eletrotécnica, em ambiente real, por meio da realização de uma intervenção no ambiente físico de uma entidade de cunho social do município do Município. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas: realização de levantamento das necessidades (reforma/readequações) da instituição; elaboração propostas para solução das necessidades/problemas encontrados; elaboração dos projetos necessários bem como planejamento das atividades a serem realizadas e por fim, a execução das reformas/readequações elencadas como prioridade e exequíveis durante o semestre. Dentre os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto pode-se citar os benefícios econômicos tanto para a instituição beneficiária que economizou na contratação da mão de obra para realização dos serviços como para o IFSC na redução de compra de materiais de consumo utilizados anteriormente para as aulas práticas que ao final acabavam por virar resíduo (benefício ambiental) além de ter despertado maior interesse nos alunos para as aulas práticas. Conclui-se que o objetivo do projeto foi atingido ao possibilitar ao aluno a articulação entre teoria e prática de forma interdisciplinar em uma obra real, além de contribuir com a melhoria das condições da entidade beneficiada e com a consolidação da responsabilidade social do IFSC câmpus Criciúma para com a comunidade local.

Biografia do Autor

Lucas Bastianello Scremin, Instituto Federal de Santa Catarina/Câmpus Criciúma

Engenheiro Civil. Mestre em Engenharia Ambiental

Heloisa Nunes e Silva

Arqutiteta e Urbanista. Pós graduação em Engenharia de Segurança

Geóvio Kroth

Engenheiro de Produção Elétrica

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS