ANÁLISE DE CONCENTRAÇÃO: ACESSANDO OS MODELOS MENTAIS DOS ESTUDANTES

Autores

  • Miguel Tobias Bahia Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gabriel Langaro Ortega Instituto Federal de Santa Catarina
  • Lucas Cortez da Silva Tapajoz de Arruda Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Análise de concentração, Aprendizagem, Concepções Alternativas, Modelos mentais

Resumo

O presente trabalho implementa o algoritmo de análise de concentração (RAO & REDISH, 2006) que é um método que permite investigar as concepções alternativas ou modelos mentais dos estudantes. O algoritmo possibilita analisar globalmente o desempenho de uma classe de alunos, fornecendo dados sobre os modelos mentais que os mesmos compartilham. Parte-se da aplicação de um questionário de múltipla escolha já validado internacionalmente, o FCI (HESTENES, 1995), como ferramenta para avaliar o conhecimento dos estudantes em conceitos de física mecânica básica. A análise da concentração das respostas indica a preferência dos estudantes em relação a determinado modelo (científico ou intuitivo). Esta preferência é mensurando através de um fator de concentração que juntamente com a pontuação ou escore da classe permite analisar a consistência dos modelos mentais dos estudantes.

Biografia do Autor

Miguel Tobias Bahia, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia Mecânica, Departamento de Mecânica, Área de Projetos

Gabriel Langaro Ortega, Instituto Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica

Lucas Cortez da Silva Tapajoz de Arruda, Instituto Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS