ANÁLISE DE CONCENTRAÇÃO: ACESSANDO OS MODELOS MENTAIS DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Análise de concentração, Aprendizagem, Concepções Alternativas, Modelos mentaisResumo
O presente trabalho implementa o algoritmo de análise de concentração (RAO & REDISH, 2006) que é um método que permite investigar as concepções alternativas ou modelos mentais dos estudantes. O algoritmo possibilita analisar globalmente o desempenho de uma classe de alunos, fornecendo dados sobre os modelos mentais que os mesmos compartilham. Parte-se da aplicação de um questionário de múltipla escolha já validado internacionalmente, o FCI (HESTENES, 1995), como ferramenta para avaliar o conhecimento dos estudantes em conceitos de física mecânica básica. A análise da concentração das respostas indica a preferência dos estudantes em relação a determinado modelo (científico ou intuitivo). Esta preferência é mensurando através de um fator de concentração que juntamente com a pontuação ou escore da classe permite analisar a consistência dos modelos mentais dos estudantes.Downloads
Publicado
2013-11-29
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral