A ABORDAGEM DO REINO MONERA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino básico, Aprendizagem significativaResumo
Objetivou-se utilizar metodologias para o ensino de Ciências que vise a aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de Araranguá (SC) no primeiro semestre de 2013, com 24 alunos do 7o ano. O tema abordado durante nove aulas foi o Reino Monera. A aprendizagem significativa foi utilizada como pano de fundo para o desenvolvimento das atividades. Diversas modalidades didáticas foram utilizadas, como: aula expositiva, simulações e demonstração, conforme recomendações de Krasilchik (2012). Os dados foram anotados em um diário de campo para posterior análise. A diversificação de atividades privilegia a aprendizagem dos alunos. A utilização de organizadores prévios permite aos alunos se identifiquem com o tema abordado. Além disso, as atividades lúdicas fazem com os alunos se sintam a vontade para a construção ou reconstrução do conhecimento, assim como na evolução conceitual. Cabe ao professor desenvolver as aulas buscando sempre diversificar as metodologias empregadas, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral