A ABORDAGEM DO REINO MONERA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Charlene Peruchi Dalmolin Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino básico, Aprendizagem significativa

Resumo

Objetivou-se utilizar metodologias para o ensino de Ciências que vise a aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de Araranguá (SC) no primeiro semestre de 2013, com 24 alunos do 7o ano. O tema abordado durante nove aulas foi o Reino Monera. A aprendizagem significativa foi utilizada como pano de fundo para o desenvolvimento das atividades. Diversas modalidades didáticas foram utilizadas, como: aula expositiva, simulações e demonstração, conforme recomendações de Krasilchik (2012). Os dados foram anotados em um diário de campo para posterior análise. A diversificação de atividades privilegia a aprendizagem dos alunos. A utilização de organizadores prévios permite aos alunos se identifiquem com o tema abordado. Além disso, as atividades lúdicas fazem com os alunos se sintam a vontade para a construção ou reconstrução do conhecimento, assim como na evolução conceitual. Cabe ao professor desenvolver as aulas buscando sempre diversificar as metodologias empregadas, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa.

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Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS