ESTUDO DA REAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DE UM CORANTE ORGÂNICO PELO COMPLEXO Fe(III)-AS E PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO ASSISTIDA PELA RADIAÇÃO DA LUZ VISIVEL – COM VISTAS AMBIENTAL.

Autores

  • Marwim da Silva Duarte Oliveira
  • Suzana Cimara Batista Unisul

Palavras-chave:

complexo ferro (III), degradação de corantes

Resumo

Os compostos de coordenação representam um amplo campo de estudos na química inorgânica. Atualmente uma área de pesquisa atuante está nos estudos da degradação de poluentes orgânicos, persistentes em água, utilizando íons complexos. É de conhecimento que os corantes utilizados nos processos produtivos das indústrias estão tornando-se a maior fonte de contaminação do meio ambiente. Assim, vários complexos de ferro foram relatados eficientes para a fotodegradação de poluentes orgânicos, juntamente com a utilização da radiação no visivel para uma degradação efetiva.1

Os processos oxidativos avançados estão se tornando cada vez mais uma tecnologia aplicável no tratamento de efluentes. No entanto, mesmo havendo vários métodos para o tratamento de corantes, a remediação fotoassistida é uma técnica amplamente utilizada devido a sua eficiência. Além disso, a degradação de corantes assistida pela luz visível é uma tendência emergente nos tempos recentes.

Neste estudo, buscou-se verificar a eficiência em aplicar o complexo Fe(III)-AS  na degradação de um corante orgânico.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS