FORMAÇÃO DOCENTE: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Interação, Professor.Resumo
O presente artigo está ancorado na Análise Dialógica do Discurso e se inscreve no Curso de Educação a Distância: Gestão e Tutoria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Este estudo tem por objetivo compreender o sentido de educação a distância na voz do professor de escola pública. Optou-se pela escolha deste sujeito, o professor, pois é um ser social e histórico, permeado pela era do conhecimento. Buscam-se assim, elementos que caracterizam as marcas ideológicas, o lugar de onde esses sujeitos falam e de como essas marcas contribuem para identificar as condições de produção que podem interferir significativamente no enunciado do sujeito. A geração de dados está baseada em entrevista aberta com docentes, egressos da EAD, que ministram aulas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências/Biologia nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio em uma escola da rede pública de ensino localizada no Vale do Itajaí (SC). Os resultados sinalizam para a educação a distância como a possibilidade/oportunidade de formação em que todos os seres humanos têm habilidades para escrever e ler e usar as novas tecnologias (Internet). O que se diferencia, entretanto, são as capacidades de cada aluno da EAD, capacidades essas que se incluem no espaço social e cultural por meio de sua interação com o outro (professor/tutor/aluno). A educação a distância, permite que o aluno tenha autonomia para estudar a partir de sua organização e disciplinamento. É um processo que possibilita ao estudante ter uma organização do tempo e espaço de estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral