FORMAÇÃO DOCENTE: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Sandra Pottmeier UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Melissa Probst UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Educação a Distância, Interação, Professor.

Resumo

O presente artigo está ancorado na Análise Dialógica do Discurso e se inscreve no Curso de Educação a Distância: Gestão e Tutoria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Este estudo tem por objetivo compreender o sentido de educação a distância na voz do professor de escola pública. Optou-se pela escolha deste sujeito, o professor, pois é um ser social e histórico, permeado pela era do conhecimento. Buscam-se assim, elementos que caracterizam as marcas ideológicas, o lugar de onde esses sujeitos falam e de como essas marcas contribuem para identificar as condições de produção que podem interferir significativamente no enunciado do sujeito. A geração de dados está baseada em entrevista aberta com docentes, egressos da EAD, que ministram aulas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências/Biologia nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio em uma escola da rede pública de ensino localizada no Vale do Itajaí (SC). Os resultados sinalizam para a educação a distância como a possibilidade/oportunidade de formação em que todos os seres humanos têm habilidades para escrever e ler e usar as novas tecnologias (Internet). O que se diferencia, entretanto, são as capacidades de cada aluno da EAD, capacidades essas que se incluem no espaço social e cultural por meio de sua interação com o outro (professor/tutor/aluno). A educação a distância, permite que o aluno tenha autonomia para estudar a partir de sua organização e disciplinamento. É um processo que possibilita ao estudante ter uma organização do tempo e espaço de estudo.

Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci

é graduada em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006), Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007), Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009), Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, na linha de Discurso e Práticas Educativas (2010), atual linha de Linguagem e Educação. Atualmente é docente do quadro do magistério do Estado de Santa Catarina, ministrando aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola de Educação Padre José Maurício, município de Blumenau (SC). É docente e revisora colaboradora no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Indaial). Atua na área da Educação, com ênfase em Linguística com foco nos seguintes temas: textualidade, leitura, alfabetização/letramento, discurso, prática de análise de linguística, mídias.

Melissa Probst, UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Acadêmica do Doutorado em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), graduação em História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010). Atualmente é supervisor de disciplinas do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, corpo, disciplinamento e biopolítica.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS