Sobre a Revista

A forma de ensino a distância é bastante antiga, mas foi ganhando forças conforme avançaram os recursos de mediação entre o conhecimento e o estudante, e hoje as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) são parte da realidade da maioria dos(as) estudantes. Nesse cenário, as metodologias de ensino têm se reinventado com estudos que dão suporte a práticas didáticas criadas por professores(as) no dia a dia da sala de aula virtual.

A Educação a Distância (EaD) obteve mais adesão e aceitação após o período da pandemia de Covid-19, quando o ensino remoto foi o único meio possível de continuar o processo educacional em todas as redes e níveis de ensino. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) não foi diferente, tivemos suporte do Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais (PQANP), criado à época para dar formação, auxílio e qualificar o(a) docente para exercer com segurança e qualidade as atividades da sua área de conhecimento de forma remota. Assim também, e não comumente com esse tipo de apoio, em outras redes de ensino no país, os(as) estudantes tiveram seu aprendizado de forma não presencial, revelando o quanto ainda temos que evoluir nesse campo. Tudo isso colaborou para fortalecer e reconhecer a EaD no processo educacional, e hoje a busca é pelo aprimoramento contínuo de sua qualidade.

No contexto das ações do Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais, surgiu a Revista PQANP com a finalidade de compartilhar as práticas não presenciais que estavam sendo realizadas nesta instituição. Passada a pandemia e seguindo o cenário nacional, a EaD do IFSC, ainda que já em atuação desde 1999, foi se consolidando em cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos, Tecnólogos, Licenciaturas e Especializações, tanto com carga horária parcial como total. 

Portanto, são essas duas frentes que dão origem à Revista EaD do IFSC, tanto como uma possibilidade de dar continuidade ao projeto já realizado durante o período pandêmico com a Revista PQANP quanto para compartilhar os trabalhos de qualidade na modalidade EaD que vêm sendo desenvolvidos pelos(as) docentes no âmbito da instituição. 

E para dar materialidade a esta empreitada, a equipe da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFSC abraçou, em 2024, este desafio com o objetivo de disponibilizar ao(à) professor(a) um meio de publicação de suas práticas didáticas e possibilitar o compartilhar de experiências entre os(a) profissionais da educação.