A RELAÇÃO COM O SABER E O OFÍCIO DOCENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ASSÚ, RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Luiz Ricardo Ramalho de Almeida UERN

Palavras-chave:

Saber e aprender, Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho inscreve-se no campo da formação de professores, em especial dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este artigo originou-se de tese de doutorado (PPGED\UFRN) e tem como objetivo analisar a relação com o saber e com o ofício docente de professores da EJA do município de Assú/RN. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisaformação (BAQUERO, 2004), tendo como eixos organizadores quatro perguntas pedagógicas: de descrição, interpretação, construção e reconstrução (SMYTH, 1989). Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a técnica da Experiência sócio-histórica de formação humana, “Minha história, meus saberes” e a entrevista problematizadora. Trabalhou-se com dez professores da EJA do município de Assú/RN. Como referencial teórico utilizou-se a teoria da noção da relação com o saber de Bernad Charlot (2000; 2007). Conclui-se que a reflexão sobre os saberes e o ofício docente dos professores da EJA é necessária para compreender-se que saberes estão sendo postos em prática e construídos pelos professores no desenvolvimento do ofício docente junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Com base nos dados, percebeu-se que a pesquisa-formação desencadeou uma reflexão nos professores os seus saberes, além de poder constituir-se como instrumento potencializador da definição das especificidades da EJA e, ainda, como instrumento de formação e reconstrução dos saberes dos professores.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo Ramalho de Almeida, UERN

professor adjunto IV da universidade do estado do rio grande do norte. campus avançado prefeito walter de sa leitao, departamento de educação - area de pesquisa educação - edcuação de jovens e adultos - formação de professor e o processo de ensino e aprendizagem na eja.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Edição

Seção

CURRÍCULO