POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROJETOS DE LETRAMENTO, PARTICIPAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL

Autores

  • Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria do Socorro Oliveira UFRN

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projetos de letramento.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os projetos de letramento como uma alternativa pedagógica que pode contribuir com a eficácia de políticas públicas no âmbito específico do letramento. Aborda, inicialmente, o substancial esforço dos Programas de Letramento desenvolvidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com várias instituições, suas dificuldades e possibilidades. Trata, a seguir, da rede de componentes que integram os projetos de letramento e do seu potencial para o desenvolvimento dos letramentos de educandos da EJA numa perspectiva emancipatória e cívica. O trabalho é ilustrado pela análise de dados gerados a partir do projeto de letramento Hora de votar: cidadania e participação política em questão no qual os colaboradores usam a escrita para além da esfera escolar. Sugere, por fim, que os projetos de letramento podem viabilizar o alcance de objetivos e metas de políticas públicas.

Biografia do Autor

Ivoneide Bezerra de Araújo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras Licenciatura, Especialização em Leitura e Produção de textos, Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem - Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa e Literatura, leitura e produção textual, letramento, projetos de letramento, formação docente, Educação de Jovens e Adultos, PROEJA

Downloads

Publicado

2013-02-28

Edição

Seção

CURRÍCULO