ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO

Autores

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática-PPGECM, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - câmpus Barra do Bugres-MT, cujo objetivo foi identificar as principais dificuldades encontradas na prática docente na EJA, no Ensino de Matemática. Os caminhos metodológicos foram contemplados com a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, em que foi utilizada a entrevista semiestruturada para a produção dos dados e a Análise Interpretativa de Severino (2007) para a compreensão dos relatos de seis professoras que atuaram ou estavam atuando na EJA, em uma escola no interior de Mato Grosso. Na sequência, é disponibilizada a análise dos resultados e, então, as considerações finais. Diante da investigação, constatou-se que todas as docentes que participaram da pesquisa não tiveram, na formação inicial, temáticas relacionadas à EJA, e apontou-se, como as principais dificuldades encontradas no ensino deste componente curricular: a falta de material pedagógico adequado para esta modalidade de ensino; a dificuldade em adequar os objetos do conhecimento à realidade dos discentes; e as diferenças de idade entre os alunos matriculados em uma mesma turma de EJA. Assim sendo, compreende-se que esta modalidade de ensino possui suas peculiaridades e necessidades garantidas em documentos e legislações. Porém, esta investigação levou a perceber que a realidade da EJA se apresenta com escassez de formação inicial e falta de investimentos necessários que tornam consideravelmente dificultoso o trabalho do docente que atua nessa modalidade da Educação Básica. 

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Maria Celézia Mendes Leal, UNEMAT - Universidade Estadual de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) UNEMAT Campus Rene Barbour. É professora concursada da educação básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso (2011) e Pós Graduada em Gestão Escolar Pela Universidade Barão de Mauá (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática em turmas de 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Modalidade Eja Fundamental 2º Segmento e Ensino Médio e em Gestão Escolar. Trabalhou na Função de Coordenadora Pedagógica nos períodos de 2013 a 2014 e 2016 a 2018. Exerceu a função de Diretora Escolar (biênio 2019/2020) e atualmente encontra-se atuando como Coordenadora Pedagógica na Escola Estadual Dr Joaquim Augusto da Costa Marques, Denise - MT. É mestranda no PPGECM em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Campus Rene Barbour de Barra do Bugres na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática, que propõem a Investigação dos fundamentos e do processo de construção dos saberes discentes e/ou docentes na aprendizagem e no ensino em Ciências e Matemática. Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática, orientada pela Doutora Cláudia Landin Negreiros

Cláudia Landin Negreiros, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), graduação em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é docente efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Barra do Bugres. Docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM); Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII); Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Campus de Sinop. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Linguagem, Análise do Discurso, Matemática, Ciências, Educação, Formação de Professores.

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Publicado

2025-05-16

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS