EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS E DESAFIOS SOBRE O PROEJA

Autores

  • Enriete Cogo Dominguez INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
  • Maria Rosangela Ramos INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
  • Catiane Paniz

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. PROEJA

Resumo

Busca-se, através deste estudo, apresentar reflexões a respeito da educação de jovens e adultos, analisando os seus aspectos, desafios e sua relação com a própria história da educação, no qual o educador Paulo Freire surge como uma referência. Neste contexto, merece destaque a criação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que se constituiu numa política educacional com a proposta de integração da educação profissional com o ensino médio, na modalidade de educação de jovens e adultos. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo de caráter qualitativo a partir de revisão bibliográfica de autores relacionados à temática, o que permitiu concluir que a educação de jovens e adultos se constitui como uma garantia do acesso à educação, possibilitando a ampliação de acesso e permanência de jovens e adultos na Educação Básica.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. PROEJA.

DOI: https://doi.org/10.35700/2317-1839.2022.v11n19.3265

                                   

Biografia do Autor

Enriete Cogo Dominguez, INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Assistente em Administração no Setor de Orçamento e Finanças do Instituto Federal Farroupilha-Campus São Vicente do Sul

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Publicado

2022-12-04

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS