Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-11-24. Leia a versão mais recente.

ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA E ANALFABETISMO ESTRUTURAL NO BRASIL: A NEGAÇÃO DA ESCOLA AOS TRABALHADORES

Autores

  • JOSÉ RONALDO SILVA DOS SANTOS
  • Tenório Batista Lima Sobrinho

Palavras-chave:

Educação básica - Analfabetismo - Educação de Jovens e Adultos

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir a trajetória e a construção histórica do analfabetismo no Brasil, com vistas a debater sobre os programas e políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico e documental, com base nos principais indicadores socioeducacionais do país. O artigo traz como problema central a ausência de políticas públicas efetivas de EJA, também como reflexo de toda uma estrutura educacional que continua produzindo analfabetos funcionais e absolutos. Consideramos que esse tema precisa ser encarado com mais efetividade pelo poder público e pelo estado brasileiro no intuito de assegurar a inclusão desses sujeitos analfabetos e semianalfabetos nos processos educativos. A negação da educação escolar para as classes populares/classe trabalhadora vem se constituindo como o modus operandi das elites em manter o controle hegemônico das massas, ora negando a escola ora oferecendo-a de forma precária, o que acaba fatalmente contribuindo para o deserto educacional que assola o país com índices de analfabetismo funcional e absoluto que ainda persistem. É nessa perspectiva que o presente artigo vem trazer provocações ao leitor acerca desses processos de dominação histórica através da educação. De outro modo, consideramos que só a educação de base, de qualidade e na idade certa, somada a um processo massivo de alfabetização, é que se constitui como determinante nesse processo de mudanças e inserção educacional.

Palavras chave: Educação Básica. Analfabetismo. Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Tenório Batista Lima Sobrinho

Graduado em História, professor da Educação básica na Rede Municipal de Vitória da Conquista e Rede Estadual da Bahia.

Referências

AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de Alfabetismo Funcional - INAF, Resultados preliminares. 2018.

ALENCAR, F.; CARPI, L.; RIBEIRO, M. V. História da Sociedade Brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Copyright, 1986.

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua(2019) Acesso: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf

DI PIERRO, Maria Clara, GALVÃO, Ana Maria. O preconceito contra o analfabeto. São Paulo :Instituto Paulo Montenegro, 2007.

FERNANDES, F. Dicionário de sinônimos e antônimos da língua portuguesa. 11. ed. Porto Alegre: Globo, 1957.

FERRARO (FERRARI), A. R. Analfabetismo no Brasil: tendência secular e avanços recentes; resultados preliminares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 35-49, fev. 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 4ª ed. São Paulo, Cortez, 1993.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

KUENZER. Cassia Zeneida. Trabalho pedagógico: Da fragmentação a unitariedade possível? São Paulo: Papirus 2002.

RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. https://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf . Acessado em 25/02/2021.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.


_____________ Direitos humanos e educação libertadora. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.) Pedagogia dos sonhos possíveis/ Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

_____________Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra1979.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.UFMG,2003

TITTON, M. A organização do trabalho pedagógico na formação da pedagogia da terra: contribuição do MST a Luta social.Salvador,2006

ZITKOSKI, Jaime José. Educação popular e emancipação social: convergências nas propostas de Freire e Habermas. In.: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED. Anais... Caxambú, 2004.

Publicado

2021-11-24

Versões

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS