Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-11-25. Leia a versão mais recente.

ANÁLISE DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: PERSPECTIVA E RESILIÊNCIA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, EJA, Educação de Mudanças Climáticas

Resumo

Devido ao ímpeto transformador da humanidade, as mudanças climáticas são um reflexo de magnitude planetária. Portanto, o objetivo deste estudo é inserir e avaliar a educação de mudanças climáticas (EMC) na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho analisa a aprendizagem EMC por meio de projetos que buscam soluções na realidade dos alunos dessa modalidade, que apresentam vulnerabilidade, falta de oportunidades e, muitas vezes, necessitam recomeçar seus estudos. A metodologia de pesquisa se deu na forma de um seminário distribuído durante um semestre, no qual os alunos se aprofundaram em mudanças climáticas e seus efeitos. A EMC, por meio de projetos, demonstrou ser uma excelente abordagem pedagógica no ensino desse tema complexo e relativamente novo a esse público.
Palavras-chave: Ensino de mudanças climáticas. EJA. Desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Adriano Ineia, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018). Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Passo Fundo. Pos-graduado em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em educação profissional e tecnológica. Atua como engenheiro autônomo e também trabalha junto ao SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul no desenvolvimento de duas linhas de pesquisa.

Priscila De Campos Velho, Associação Catarinense de Ensino Faculdade Guilherme Guimbala

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é Orientadora Pedagógica - SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Pedagógica, atuando principalmente no seguinte tema: Educação de Jovens e Adultos, Orientação pedagógica/educacional, Educação a Distância, Educação Continuada e Metolodologias Ativas. Pós-graduada em Orientação Educacional (2017) e Supervisão Escolar (2019). Atualmente, pós-graduanda em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada (CPEaD) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSUL). Desde 2009 atuo na área da Educação. Em 2012 ingressei no SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul e desde 2017 atuo como Orientadora Pedagógica na região da Serra Gaúcha.

 

Thais Emilia Reder, Universidade Cândido Mendes - UCAM

Possui graduação em PEDAGOCIA - LICENCIATURA pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é analista de educação - SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inclusão, atuando principalmente no seguinte tema: Educação a distância, Metodologias Ativas, Educação de Jovens e Adultos. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, pós-graduanda em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada (CPEaD) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSUL). Desde 2010 desempenho a função de Analista de Educação dentro do Serviço Social da Indústria, atuo como gestora em três polos de Educação para Jovens e Adultos - Guaporé, Serafina Corrêa e Nova Prata. Membro do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes) há 3 anos e do Conselho Municipal de Educação de Guaporé há 6 anos.

 

Rodrigo Spinelli, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutor (2019) e Mestre (2015) em Ciências Ambientais - Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD - Univates); Especialização em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil, pela PUC-RS (2008); Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2004). Docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Desenvolvimento de Pesquisas na Área de Eficiência Energética, Isolamento Térmico de Edificações e Conforto do Ambiente Construído. Sócio diretor da SMZ Arquitetura e Engenharia. Conselheiro Titular CAURS - gestão 2018-2020 e 2021-2023

 

Publicado

2021-11-24 — Atualizado em 2021-11-25

Versões

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS