EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EJA

Autores

Palavras-chave:

Contextualização. Proposta metodológica. Ensino-aprendizagem.

Resumo

A Unidade Curricular “Química” costuma ser vista como complexa e de difícil de assimilação pelos discentes, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa objetivou identificar aspectos que dificultem esse aprendizado e, diante disso, apresentar uma proposta metodológica que estabeleça conexões entre os conteúdos de Química e Educação Ambiental em turmas de EJA. A metodologia desta pesquisa-ação consistiu da identificação, por meio de questionários, do perfil dos estudantes de EJA, além da descrição da experiência de servidores atuantes na EJA. Tais informações fundamentaram a aplicação de proposta de metodologia de ensino junto aos estudantes de EJA, abordando a Educação Ambiental e a Química (ligações químicas e geometria molecular), com o uso do livro didático e estratégias de contextualização, finalizando-se com atividade de estímulo ao desenvolvimento da habilidade escrita dos estudantes. A partir das análises dos questionários aplicados com os estudantes, os resultados obtidos demonstram que a realidade socioeconômica afeta o processo de ensino-aprendizagem. Já os resultados obtidos junto aos servidores permitiram identificar que há também deficiência no conhecimento de base, necessário aos estudantes para o adequado acompanhamento dos estudos, e que isso afeta a abordagem de ensino, com vistas a se minimizar a evasão. Pautada nestes resultados, a proposta metodológica de ensino contextualizado demonstrou que os estudantes compreenderam os conteúdos ministrados, o que foi demonstrado a partir da aplicação da prova objetiva e da atividade de redação. Portanto, a proposta metodológica de ensino de Química contextualizado com a Educação Ambiental mostra-se eficiente na construção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Matheus Ladislau Gomes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - (IFPI) campus Cocal. Atualmente é monitor voluntário da disciplina de Química Geral I destinado ao ensino superior no curso de licenciatura em Química do (IFPI) campus Cocal. Está participando de dois projetos de Extensão nos quais estão sendo desenvolvidas nas escolas públicas de Cocal-PI com eixos temáticos voltados para a área de ensino. Foi monitor voluntário da disciplina de Química Orgânica I para o ensino superior em 2017.2.

José Regilmar Teixeira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2004); Especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI -2011), Mestre em Ciência dos Materiais (UFPI-2013), Doutorando em Ciência dos Materiais- (UFPI - em andamentos). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no qual leciona em turmas do ensino médio integradro, no curso de graduação em Licenciatura em Química. Também leciona e orienta no curso de pós-graduação em Ensino de Ciências. Possui experiência de pesquisa nas áreas de Nanotecnologia, eletroquímica e desenvolvimento de sensores eletroquímicos e não eletroquímicos.

Elenice Monte Alvarenga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas (2009) e Mestra em Biologia Celular e Estrutural (2011) pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Biotecnologia (2017) pela Universidade Federal do Piauí, também possui formação acadêmica (Especialização) em Gerenciamento de Recursos Ambientais (2013). É docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), onde leciona nos cursos técnicos e de graduação em Licenciatura em Química e Matemática, além do Tecnólogo em Agroecologia. Também leciona e orienta nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela instituição, além do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Possui experiência de pesquisa nas áreas de Biologia Celular e Farmacologia, além de temáticas ambientais e pedagógicas.

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS