UMA ANÁLISE DA FLUÊNCIA NA REDAÇÃO DE ESTUDANTES DO PROEJA AUXILIADOS PELO BLOG NA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Escrita. Blog. Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA

Resumo

Este artigo descreve uma investigação que teve como objetivo apresentar alternativas pedagógicas à aula expositiva tradicional no desenvolvimento da fluência da escrita do estudante da educação profissional e tecnológica, na modalidade “Educação de Jovens e Adultos”. O texto descreve uma experiência e reflexões acerca da utilização das tecnologias da informação como instrumentos pedagógicos, fundamentada e pesquisada por Moran (2015) e Moll (2010). Também, apoia-se nas ideias de Saviani (2007) e Frigotto (2009) acerca da formação omnilateral do estudante. A análise da escrita dos estudantes é apresentada, com base nos trabalhos de Ruiz (2001), a partir de um estudo de caso baseado em uma prática pedagógica centrada no estudante. O trabalho investigativo foi de natureza qualitativa, cujos instrumentos utilizados para análise dos resultados foram a observação participativa da pesquisadora e questionários direcionados aos estudantes e docente regente da disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados foram satisfatórios e apresentam uma trilha para elaboração de estratégias pedagógicas que promovam a emancipação do estudante, nas esferas do desenvolvimento intelectual, liberdade de expressão e senso crítico.

Biografia do Autor

Carlos Emilio Padilla Severo, IFSul

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Viviane Borba Bueno Rodrigues, IFSul

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ALVES, D. S. Blog para produção textual: um estudo de caso em uma classe de EJA. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

AMARAL, A. Blogs.com: estudos sobre Blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

ANTUNES, C. A Linguagem do afeto na escola: como ensinar virtudes e transmitir valores. Campinas: Papirus, 2003.

BATISTA, H; SENRA, M. Uso do Blog como ferramenta pedagógica das aulas de língua portuguesa. Revista Diálogo e Interação. v. 5, 2011.

BEAUGRANDE, R. A.; DRESLLER, W. Ein fuhrung in die Textlinguistik. Londres: Max Niemeyer Verlag, 1981.

BEZERRA, S. N. C. A contribuições da análise dialógica do discurso para o ensino da escrita escolar: do Blog ao artigo de opinião. Tese de Doutorado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2000.

BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: MEC, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/proeja. Acesso em: 15 mai 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. 2009.

GABRIEL, M. Educ@r – a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R.; HALLIDAY, R. H. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 13. ed. São Paulo: Editora 34, 2004.

MOLL, J. et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG; Foca, 2015.

PEÇANHA, V. Obrigado pelo marketing: um guia completo de como encantar pessoas e gerar negócios utilizado o marketing de conteúdo. São Paulo: Benvirá, 2017.

PRENSKY, M. H. Sapiens digital: from digital immigrants and digital natives to digital wisdom. Innovate: journal of online education, n.5, v.3, p.1-10, 2009.

RUIZ, E. M. S. D. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. São Paulo: Penso, 2010.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS