SER PROFESSOR: SENTIDOS, ANÁLISES E INCERTEZAS DE SI

Veridiano Maia dos Santos

Resumo


O presente texto é derivativo de pesquisa em nível doutoral, desenvolvido através de entrevistas individuais e coletivas, complementares entre si, no âmbito da pesquisa qualitativa, com professores do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos no município de Natal/RN, Brasil. A sua base epistemológica está amparada na Teoria das Representações Sociais como fonte teórica primordial para a análise da investigação. Este artigo objetiva discutir o contexto de incertezas em que convivem os docentes no seu cotidiano escolar, atravessado de sentidos contraditórios e análises sobre o seu fazer pedagógico dentro dessa complexa modalidade do Ensino Fundamental, como reflexão realizada à luz da análise de contexto. A análise dos dados desvelou questões que afetam o professorado em níveis contrastantes de sabores e dissabores nas suas rotinas escolares. Revelou, ainda, a compreensão da construção de representações sociais, que se costuram como saberes do senso comum desses profissionais da educação escolar pública, numa trança simbólica que faz a malha de seus saberes curriculares dentro dessa modalidade educacional, indicando que há representações sociais de professores sobre os alunos jovens e adultos nessa modalidade de ensino.


Palavras-chave


Professores; Representações Sociais; EJA; Currículo.

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