OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIANTE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Avaliação. Avaliação na EJA. Desafios docentes

Resumo

Esta investigação encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos e consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como vêm se dando no campo educacional as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais dessa modalidade. De abordagem qualitativa, este estudo usou como instrumento de organização  de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos docentes, dentre eles, a falta de material didático específico como, por exemplo, livro didático e atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos educandos; a dificuldade do professor em desconstruir as representações de escola tradicional que os alunos trazem para a sala de aula e, por fim, a dificuldade do ofício docente, que vai muito além do domínio de conteúdos e conhecimentos pedagógicos. A  conclusão da investigação indica a necessidade de ampliação das discussões em torno da avaliação na EJA. 


Biografia do Autor

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto, professora Adjunto III

Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP).  Professora Adjunto III da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e docente no Programa de Pós Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Autora de inúmeros artigos sobre formação do Pedagogo e Educação de Jovens e Adultos. Co-autora do Livro Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas e coordenadora da Série EJA, da Coleção Docência em Formação, Editora Cortez. 

Mayara Carvalho Martins, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP (2017), onde desenvolveu pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo- USP (2017) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP (2014). Professora substituta da Universidade Federal de Viçosa- UFV, campus Florestal, da área de Fundamentos da Educação (2018). Pedagoga do Programa Pronatec/Rede e-Tec Brasil/MedioTec da Universidade Federal de Viçosa-UFV, campus Florestal (2018). Trabalhou na rede pública municipal de ensino, cidade, Pará de Minas, como Especialista em Educação (2018). Participou do Projeto de Estímulo a Docência na Educação de Jovens e Adultos- PED-EJA (2011-2014), como bolsista de iniciação a docência. Tem experiência na área de Educação com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, com os temas avaliação da aprendizagem, didática, planejamento.

Referências

ARROYO, M. G. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/Secad-MEC/Unesco, 2006.

BARCELOS, V. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

ESTEVES, M. M. A análise de conteúdo. In: LIMA, J. A. ; PACHECO, J. A. (orgs). Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006.

GUIMARÃES, A.; MARTINS, M. Práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos no Município de Mariana: refletindo sobre a atuação do professor em classes multisseriadas. Mariana. 2014. Monografia. Universidade Federal de Ouro Preto, 2014.

HOFFMAN, J. Avaliação: mito e desafio, uma perspectiva construtivista. 9. ed. Porto Alegre: Educação e Realidade Revistas e Livros, 1993.

JARDILINO, J.; ARAÚJO, R. M. B. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção Docência em Formação).

LIMA, J. Ética na investigação. In: LIMA, J. A.; PACHECO, J. A. (orgs.). Fazer investigação: contributo para elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem, componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES