CURRÍCULO E GESTÃO ESCOLAR COM PAULO FREIRE EM UM TERRENO PÓS-MODERNO CRÍTICO

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire. Pós-Moderno Crítico. Currículo. Gestão Escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar concepções pedagógicas que contribuem para a abertura de questões curriculares e de gestão escolar na obra de Paulo Freire, bem como compreender como esses pensamentos podem se localizar em uma perspectiva pós-moderna crítica. O trabalho tem um corte qualitativo, descritivo e bibliográfico. Os dados foram organizados tomando por base três obras de Paulo Freire: A educação na cidade, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. A análise dos discursos que constituem as três obras selecionadas foi feita operando com alguns conceitos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Os resultados demonstram que o pensamento de Paulo Freire não se enquadra em uma perspectiva teórico-metodológica fixa, tendo a abertura e flexionamento como bases para as construções de suas propostas. Conclui-se que o pensamento freiriano é potente para a compreensão do currículo e da gestão escolar na contemporaneidade, uma vez que privilegia as relações dialógicas construídas das redes de sujeitos, num espaço tempo pós-moderno crítico. 


Biografia do Autor

Sávio Antunes Santos, PPGE - UNESP/Marília

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESP/Marília. Coordenador do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (CEFAPRO).

Éderson Andrade, UNIVAG - Centro Universitário

Professor Doutor do UNIVAG - Centro Universitário.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

CURRÍCULO