A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO EM UM PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORES: A EXPERIÊNCIA DO “PROGRAMA COMPARTILHAR” DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Denis Fernando Barcellos Angelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tanise Baptista de Medeiros Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-6206-4729

Palavras-chave:

Educação de Trabalhadores, Trabalho e Educação, Contra-hegemonia

Resumo

O presente trabalho trata das considerações iniciais de um projeto de pesquisa que tem como objetivo problematizar a relação entre trabalho e educação em um programa de escolarização de adultos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS a partir da experiência de professores estagiários das áreas de Educação Física e História. A metodologia utilizada parte do materialismo histórico e dialético como teoria e método, utilizando como ferramentas observações e relatos de experiência dos professores, em um primeiro momento e posteriormente entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos da investigação que são estudantes trabalhadores, professores estagiários e gestores do Programa. Aponta-se como considerações iniciais, levando em conta o que emerge da experiência bem como da historicidade da Educação de Jovens e Adultos, para a necessidade de um resgate da centralidade do trabalho como princípio educativo nesta modalidade de ensino, bem como de uma proposta de escola unitária e de uma educação politécnica e omnilateral, a partir da perspectiva marxista de educação, construindo uma proposta educacional dos trabalhadores e não para os trabalhadores.

 

Biografia do Autor

Denis Fernando Barcellos Angelo, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH UFRGS), Licenciado em Educação Física (IPA)

Tanise Baptista de Medeiros, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU UFRGS), Licenciada em História (UFRGS)

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio grande do Sul

<p class="Normal1">Professora  da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS) e do PPG em Ciências do Movimento Humano. É coordenadora do GEDAEF - Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física.<strong></strong></p>

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Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS