PRÁTICAS CULTURAIS NO LIVRO DIDÁTICO DA EJA: A TV COMO LIMITAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Willams dos Santos Rodrigues Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Elisabete Duarte de Oliveira Instituto Federal de Alagoas
  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Livro Didático. Práticas Culturais. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte na pesquisa de Iniciação Científica, que fez parte dos estudos realizados pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica. A investigação de base qualitativa, com abordagem na Análise de Conteúdo, teve como objetivo analisar o tratamento dado às práticas culturais no Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos adotado pela Rede Municipal de Educação de Maceió. Problematizamos: Qual o tratamento dado pelo livro didático às práticas culturais? É um tratamento de fortalecimento e reinvenção das práticas culturais dos sujeitos estudantes, ou aponta, apenas, a existência de manifestações folclóricas em comemoração a datas específicas Os resultados evidenciaram a concepção de cultura numa perspectiva no singular e de práticas culturais em uma perspectiva de folclorização. Os estudos corroboraram para mostrar a influência da comunicação de massa, a televisão, sobre a vida das pessoas e, que muitas vezes tem dificultado a formação crítica dos sujeitos jovens e adultos.

Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Pedagogia

Elisabete Duarte de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

Educação

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Educação

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Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

CURRÍCULO