A ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO DE SUJEITOS DA EJA COMO POSSIBILIDADE DE GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Márcia Regina Ota Supervisora Escolar de Guarulhos
  • Vania Marques Cardoso Uninove São Paulo

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA). Supervisão escolar. Documentação escolar.

Resumo

O presente relato, a partir das situações concretas de verificação de documentação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com as quais lidamos na condição de supervisoras escolares na Prefeitura de Guarulhos em São Paulo, tem o objetivo de apresentar uma proposta viável de análise de documentação de estudantes diante das exigências formais para acesso à educação. Discutindo os limites e as possibilidades de contribuição da supervisão escolar com a efetivação da EJA como direito, trazemos à tona a reflexão acerca da fiscalização não de pessoas, mas de documentos e procedimentos enquanto um meio e não um fim para se viabilizar o acesso e a permanência de jovens e adultos na escola.

Biografia do Autor

Márcia Regina Ota, Supervisora Escolar de Guarulhos

Supervisora Escolar de Guarulhos

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Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES