ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – QUEM SÃO? PARA ONDE QUEREM IR?

Autores

  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Vanessa dos Santos Costa Professora da rede estadual de Santa Catarina
  • Rita Eliane da Rocha Professora da rede estadual de Santa Catarina

Palavras-chave:

Privação de liberdade. EJA. Perfil. PROEJA.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi conhecer os sujeitos da EJA do Presídio Regional de Araranguá (SC) e verificar a possibilidade de implantação de cursos PROEJA. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário para 20 alunos com perguntas fechadas. A maioria dos sujeitos ouvidos é do gênero masculino, casado, pertencente à faixa etária de 20 a 30 anos, oriundo de escolas públicas, entre um e três anos afastados da escola, pararam de estudar para trabalhar e voltaram para a escola em busca de um futuro melhor. Como problema para a realização do curso, apontam os dados, está a dificuldade na compreensão de conteúdos de algumas unidades curriculares. Entretanto, embora diante dessa dificuldade, o resultado da pesquisa constata que a população prisional necessita e tem interesse na formação profissional, por meio de curso PROEJA. A profissionalização desses educandos é importante, uma vez que contribui para o aumento da dignidade e igualdade desses junto à sociedade.

Referências

BRASIL. Documento Base: Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos – PROEJA – Educação profissional técnica de nível médio / ensino médio. Ministério da Educação: Brasília, 2007.

CERVO, A. L. et al. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

COSTA, F. L. M. et al. O perfil dos alunos do PROEJA no CEFETCE: o que pensam e o que desejam. 2007. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

FERREIRA, R. B. C.; DANTAS, V. X. Aluna da EJA: quem é essa mulher? In: SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS, 2, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009.

GONÇALVES, C. M. et al. Os jovens, a formação profissional e o emprego: resultados de uma investigação internacional. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras do Porto, v.3, p.137-178, 1998.

HADDAD, S. Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

HYPOLITO, A. M. et al. Implantação dos cursos PROEJA nas instituições federais: as experiências de Pelotas. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3, 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009.

JULIÃO, E. F. Educação para jovens e adultos privados de liberdade: desafios para a política de reinserção social. Salto para o futuro, boletim 6, 2007.

LOPES, S. P.; SOUSA, L. S. EJA: uma educação possível ou mera utopia? Cereja, v. 1, p. 17-19, 2007.

MAIA, C. S. et al. Educação nas prisões: nova visão sobre educação de jovens e adultos e gestão pública. IN: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 4, 2009. Anais... 2009, Belém.

MAIA, D. C. A falta de qualificação profissional como um dos fatores na reincidência do preso. 45f. 2003. Monografia (Especialização) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2003.

MARINHO, I. B.; FERREIRA, M. J. R. Os sujeitos do PROEJA: a participação da mulher no curso técnico integrado de segurança do trabalho no IFES – Campus Vitória. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 76-84, 2011.

MELLO, F. M.; MOREIRA, J. S. A experiência de alfabetização de jovens e adultos do Programa Re-Aprender no Conjunto Penal de Jequié-Bahia. Revista Práxis Educacional, v. 5, n. 7, p. 207-216, jul/dez, 2009.

MOURA, G. G.; MELO, J. D. Perfil do aluno proeja do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Aracaju com ingresso em 2010. In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.

NASCIMENTO, N. C. C.; TAVARES, G. R. C. Perfil dos alunos do PROEJA em uma instituição de educação profissional técnica de nível médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8, 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.

NESSRALLA, M. R. D. Onde está o público do PROEJA? Considerações sobre a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 5, 2009, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2009.

OLIVEIRA, E. C.; CEZÁRIO, K. R. A.; SANTOS, J. S. Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no PROEJA. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3, 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n.12, 1999.

OLIVEIRA, Q. C. et al. Ressocialização de apenados por meio da qualificação profissional: Centro de formação profissional para recuperandos em regime aberto – CEFOP. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2, 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2008.

PASSOS, E. N. Os jovens em cumprimento de medida sócio-educativa na FASE: realidades e expectativas quanto à profissionalização. 22f. 2009. Trabalho de conclusão (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2009.

SILVA, A. D. B. A EJA na modalidade a distância: facilidades e implicações. 26f. 2009. Especialização (Monografia em Educação PROEJA), Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, 2009.

SILVA, A. R. N. et al. Discutindo o perfil dos alunos do curso de edificações na modalidade EJA – CEFET-RN: desafios e possibilidades. In: In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.

SILVA, M. C. V. Paulo Freire e EJA aprisionados: uma relação necessária. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DO FÓRUM PAULO FREIRE, 4, 2004. Porto Anais... Porto, 2004.

SILVEIRA, E. A escola prisional e o PROEJA: a educação na formação do trabalhador apenado na Escola Estadual Irmão Miguel Dario. 29f. 2009. Trabalho de conclusão (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2009.

SOARES, M. A. F. Perfil do aluno da EJA / médio na escola Dr. Alfredo Pessoa de Lima. 2007. 58f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

SOUSA, K. C.; CUNHA, N. S. Perfil dos alunos de Educação de Jovens e Adultos de Teresina. 2010. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.19/GT_19_03_2010.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

CURRÍCULO