Educação a Distância como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para a Pedagogia da Alternância na EJA

Autores

  • Édila Marta Miranda Lobo Instituto Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação a distância. Pedagogia da alternância. Comunidade virtual de aprendizagem.

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa teórica que tem como objetivo propor a inclusão da Educação a Distância como ferramenta de ensino complementar à Pedagogia da Alternância. Para este fim, é apresentada uma proposta pedagógica, que utiliza a Educação a Distância durante o tempo comunidade. A proposta pedagógica é baseada em um diagnóstico para verificar a possibilidade tecnológica dos alunos e o interesse dos mesmos pelo projeto e tem os seguintes elementos: Planejamento de Assunto, Organização de Assunto no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, Teste de Auto-Avaliação, Planejamento de Estudo, Dinâmica de Atividades para o Tempo Comunidade, Questões Pedagógicas e Avaliação. O AVA usado é o Moodle, que é baseado na Pedagogia Social Construtivista, cujo foco está na colaboração para criação de uma comunidade virtual de aprendizagem. As questões pedagógicas envolvidas são Aprendizagem Significativa (Dee Fink), Zona de Desenvolvimento Proximal (Lev Vygotsky) e Matriz Humanizante (Monica Luque). A avaliação é baseada em aspectos quantitativos e qualitativos. O projeto tem como resultado um estudo teórico que identifica como viável tal proposta.

Biografia do Autor

Édila Marta Miranda Lobo, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1998), Especialização em Informática e Educação pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2012), Especialização em Engenharia de Software, pela AVM - Faculdade Integrada (2014). Tem cursos de aperfeiçoamento e atualização em Empreendedorismo na Educação Técnica Profissional, Estratégias de Aprendizagem a Distância e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Tem curso de idioma na língua inglesa. Desenvolve atividades como Técnica em Tecnologia da Informação e Membro do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPA / Campus Castanhal. Tem interesse na área de Informática, Informática na Educação, Educação a Distância e Educação Inclusiva. Palavras chaves: educação, educação a distância, inclusão, informática.

Referências

DEMO, P. Mitologias da Avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
BROWN, A.L., ; CAMPIONE, J.C. Psychological theory and the design of innovative learning environments: On procedures, principles, and systems. In: L. Schauble & R. Glaser (Eds.). Innovations in learning: new environments for education. Mahwah, NJ: Erlbaum, 1996. p. 289-325.

ELIASQUEVICI, M. K.; FONSECA, N. A. da. Educação a Distância: orientações para o início de um percurso. Belém-PA: EDUFPA, 2009.

FILHO, A. R. P. Introdução ao Moodle. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília. 2004. Disponível em: <http://ead.faculdademarista.com.br/file.php/1/modulo01-moodle_1.pdf>. Acesso em: 15 set 2010.

FINK, D. Taxonomy of Significant Learning. In: FINK, D. Creating Significant Learning Experiences, 2003.

FINO, C. N. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, jan-dez/2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GNOATO, A. A.; RAMOS, C. E. P.; PIACESKI, E. E.; BERNARTT, M. de L. Pedagogia da Alternância: uma proposta de educação e desenvolvimento no campo. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2006. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/5/941.pdf>. Acesso em 10 out 2010.

GODINHO, E.M.S.O. Pedagogia da Alternância. Terceiro Incluído, v. 3, n. 2, p. 118- 124, jul-dez/2013.

LEITE, C. L. K.; PASSOS, M. O. de A.; TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R. A Aprendizagem Colaborativa na Educação a Distância On-line. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação a Distância, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/trabalhos.htm>. Acesso em: 20 out 2009.

LOBO, E. M. M. Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância. 2012. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2012.

LOBO, E. M. M. Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância. Novas Edições Acadêmicas, 2014.

LUQUE, M. G. Dinamica Del Aprendizaje y de La Mediación em Aulas Virtuales: una visión desde la perspectiva de la formación humana. LaEduc@cion, n. 139, 2009. Disponível em: <http://www.educoea.com/portal/bdigital/laeducacion/139/pdfs/139pdf2.pdf>. Acesso em: 26 out 2010.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

PALLOF, R. M.; PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SARAIVA, T. Educação a Distância no Brasil: lições de história. Em Aberto, ano 16, n. 70, abr-jun/1996. Disponível em: <http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/ead-terezinhasaraiva.pdf>. Acesso em: 05 jul 2011.

SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: uma metodologia interacionista construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Colabor@, v. 1, n. 2, nov/2001. Disponível em: <http://www.ricesu.com.br/colabora/n2/artigos/n_2/id02.pdf>. Acesso em: 20 jul 2011.

SILVA, S. da S. Moodle: para autores e tutores. São Paulo-SP: Novatec, 2010.

SOUSA, M. de F. G. Nas Trilhas da Aprendizagem: diálogos com quem estuda a distância. Material Didático do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília - UnB. 2006. Disponível em:<http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/scorm/Trilhas_da_aprendizagem.pdf>. Acesso em: 11 jul 2011.

VALENTE, L.; MOREIRA, P.; DIAS, P. Moodle: moda, mania ou inovação na formação? In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (orgs.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de casos. Salvador: EDUNEB, 2009. Disponível em: <http://www.moodle.ufba.br/file.php/1/Moodle_1911_web.pdf>. Acesso em: 23 jan 2011.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

CURRÍCULO