Por uma educação de adultos possível e real: o caso do Projeto Educativo de Integração Social – PEIS

Autores

  • Andressa Luiza de Souza Mafra GEPALE-Unicamp

Palavras-chave:

Projeto Educativo de Integração Social. Educação de Jovens e Adultos. Análise de Conteúdo.

Resumo

O Projeto Educativo de Integração Social - PEIS vem, ao longo de 33 anos, apresentando uma metodologia diferenciada para a Educação de Adultos vigente no país. O PEIS tem como principal objetivo oferecer ao aluno uma educação que o faça participante ativo do processo de ensino e aprendizagem, visando a sua integração social. A proposta pedagógica é voltada para a aprendizagem dos adultos, que se insere a partir do interesse, da dúvida e das necessidades dos alunos que frequentam as salas de aula de Alfabetização, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é reconstruir os perfis dos alunos que frequentam ou frequentaram o projeto no período de 1998 a 2012. A pesquisa analisou as fichas de inscrição preenchidas pelos próprios alunos no início de cada período letivo. Por objetivar um aprofundamento de situação particular, delimitar o público-alvo do projeto optamos por utilizar o Estudo de Caso como metodologia de pesquisa. Para desenvolver a investigação, empregamos as bases metodológicas da Análise de Conteúdo com abordagens quantitativas e qualitativas.

 

 

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

CURRÍCULO