O empoderamento freireano a partir da inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Bruno dos Santos Joaquim Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Inclusão Digital. Empoderamento.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compilar as ideias de diferentes pesquisadores que tratam da inclusão digital e do empoderamento, na acepção Freireana, em busca de um ponto de intersecção entre os dois conceitos, sob o prisma da educação de jovens e adultos (EJA). Neste trabalho, procura-se: a) discutir a inclusão digital no Brasil, compreendendo a escola como seu lócus natural; b) pensar o conceito de empoderamento freireano na perspectiva da conquista da autonomia e com vistas à promoção da transformação cultural dos grupos sociais adultos reinseridos na escola; c) refletir sobre as contribuições da inclusão digital para o empoderamento dos grupos sociais inseridos na EJA. O debate em torno da inclusão digital e do empoderamento freireano dialoga com as especificidades da EJA. Enquanto esta propõe a superação da perspectiva compensatória existente no modelo supletivo, aquele enfrenta a necessidade de superar a perspectiva instrumental do uso pedagógico das tecnologias.

Biografia do Autor

Bruno dos Santos Joaquim, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Gaduação em Educação da Escola de Filosofia e Ciências Humanas (EFLCH) pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Coordenador do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos ´Max Dadá Gallizzi´. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, web 2.0, tecnologia educacional e educação de jovens e adultos. Membro do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura (EFLCH/UNIFESP).

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

CURRÍCULO