Educação de Jovens e Adultos na Amazônia: uma experiência educativa no Programa Projovem Campo Saberes da Terra

Autores

  • Rosenildo da Costa Pereira Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

Educação do campo. Jovens e adultos. Projovem Campo.

Resumo

O presente texto faz referência a uma experiência educativa no Programa Projovem Campo Saberes da Terra, cujo objetivo foi trabalhar com jovens e adultos agricultores do campo do município de Abaetetuba, Estado do Pará, com o intuito de qualificá-los profissionalmente com foco na agricultura familiar. O estudo teve como suporte teórico metodológico a pesquisa documental, de campo e análise bibliográfica. A coleta de dados ocorreu entre os dias sete (7) a onze (11) de Abril de 2014. Conclui-se que o Programa tem possibilitado não somente a qualificação, como também o acesso à escolarização obrigatória e, sobretudo a valorização do modo de vida de cada educando.

Biografia do Autor

Rosenildo da Costa Pereira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestrando em educação pela Universidade do Estado do Pará. especialista em educação do campo UFPA, Graduado em pedagogia UFPA.

Referências

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Centro Gráfico, 1988.

________. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução nº 1, de 3 de Abril de 2002.

________. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008a.

________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-9394\96), Brasília (DF), 1996.

________. Lei nº 11.692, de 10 de Junho de 2008. Brasília:2008b.

________. Projeto Político Pedagógico: Programa Nacional de Educação de Jovens e Adultos Integrada com qualificação Social e Profissional para Agricultores (as) familiares. Brasília, 2010.

CAFÉ et al. Juventude do Campo e Educação: múltiplos olhares e possibilidades. In: Cadernos de Textos: contribuição para o debate. I Seminário Estadual de Juventude do Campo, Belém, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves; MOROZ, Melania. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano Editora, 2002.

LAFFIN, M. H. L. F. A Constituição da Docência na Educação de Jovens e Adultos. In: Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, pp. 210-228, jan/abr 2012.

LOUREIRO, V. R. Educação e Sociedade na Amazônia em mais de meio Século. Revista Cocar, V. 01, Nº 1, p. 17-45, jan\jun, 2007.

PEREIRA, R. C. Sexo, Casamento e Família: o cotidiano da juventude do campo de Abaetetuba/Pará. Revista Interdisciplinar da Divisão de Pesquisa e Pós - Graduação do Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins/UFPA. v. 8. n. 11/Ago/2014.

SILVA, G. P. Magistério da Terra: O desafio para a construção de uma nova metodologia para a educação do campo. In: SILVA, G. P.; CANALI, H. H. B.; RODRIGUES, D. S.; ARAÚJO, M. N. C. (Orgs). 2007. Educação do Campo na Amazônia: Uma experiência. Edufpa, Belém.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

CURRÍCULO