PAULO FREIRE E A EJA

Autores

  • José Eustáquio Romão Instituto Paulo Freire

Palavras-chave:

EJA, Alfabetização, Educação Popular

Resumo

Este trabalho tem como objeto a concepção que Paulo Freire desenvolveu sobre a alfabetização e a pós-alfabetização, configurando a Educação de Adultos (EDA) que, no Brasil, é impropriamente denominada Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa concepção insere-se no universo da educação Popular que é, certamente, a maior contribuição da América Latina ao pensamento pedagógico mundial. Freire propõe a substituição da aula pelo que denominou “círculo de cultura” no qual, por meio de relações horizontalizadas, educadores e educandos aprendem mutuamente, discutindo palavras, temas ou contextos geradores de suas próprias culturas. Ressalte-se que, para Freire, toda relação humana desenvolve-se sobre uma dimensão política, apreendida pela leitura de mundo que, por sua vez, é a base da leitura da palavra. O autor do texto demonstra, por meio de exemplos de sua própria experiência, como duvidou e, depois, ratificou essa importante lição de Freire.

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CURRÍCULO