O QUE ENSINAR E PORQUE ENSINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LUGAR DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA EJA

Autores

  • Anderson Carlos Santos de Abreu UFSC
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin UFSC

Palavras-chave:

Bases epistemológicas, Conhecimento, Currículo

Resumo

Neste artigo, privilegia-se discutir o lugar do conhecimento no processo de escolarização da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, propõe-se um possível diálogo epistemológico, por meio de ensaio filosófico, entre Freire (2007) e Young (2010, 2011), a respeito “do que ensinar” e “porque ensinar” na EJA. Tal diálogo propõe compreender a disputa epistemológica de conhecimento, balizada pelas diversas concepções de educação que vêm fundamentando o currículo nessa modalidade de ensino a partir dos organismos multilaterais, pois, tal disputa vem resultando numa estratégia política, social e econômica de ressignificação do lugar da escolarização na EJA.

Biografia do Autor

Anderson Carlos Santos de Abreu, UFSC

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente, é mestrando do Curso de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) e professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Educação de Jovens e Adultos, pesquisando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Currículo, Escolarização e Concepções de Conhecimento.

Downloads

Edição

Seção

CURRÍCULO