A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES SOB CONTROLE DOS EMPRESÁRIOS: O CASO DO PROEJA NO MARANHÃO

Autores

  • Lícia Cristina Araújo da Hora

Palavras-chave:

Expansão da educação profissional, Qualificação Profissional, PROEJA

Resumo

O artigo apresenta o contexto da criação do PROEJA e das transformaçõesinstituídas pelo processo de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica.Assim, propõe-se compreender os limites e possibilidades de implantação desteprograma no IFMA, nos municípios de Açailândia e Buriticupu, considerando quea primeira fase da expansão está diretamente ligada às atividades produtivasda rota da Estrada de Ferro Carajás. Demonstra-se como se institui trajetóriassubordinadas de qualificação profissional por meio da pedagogia do capitalimperialismo,estreitando-se a relação pública e privada em atendimento àsdemandas da Vale para o interior do IFMA, incorporando as propostas industriaisà formação dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Lícia Cristina Araújo da Hora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão . Atualmente é professora da área de Educação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Membro do grupo de estudos HISTEDBR-MA e do Grupo de Pesquisa NEDDATE por meio do GRUPO EJA Trabalhadores. Realiza pesquisas eventualmente na área da infância e adolescência junto ao Centro de Defesa da criança e do Adolescente no Maranhão Pe. Marcos Passerini. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, História da Educação.

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