RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM 10 ANOS DE ANPEd

Autores

  • Erica Aparecida Kawakami

Resumo

A vasta produção teórica a respeito das desigualdades sociais e raciais no Brasil, analisadas à luz da compreensão de que o racismo é um elemento que opera na produção dessas desigualdades, tem sido fundamental para o debate em torno da finalidade que a educação pode assumir nas sociedades contemporâneas. Dessa forma, preocupamo-nos em realizar uma pesquisa bibliográfica no GT 18 da ANPEd, com o intuito de descrever e analisar de que maneira a temática das relações étnico-raciais tem sido articulada no campo da educação de jovens e adultos (EJA), nos últimos 10 anos. Apesar de diferentes articulações possíveis, não identificamos trabalhos que abordassem a EJA do ponto de vista das relações étnico-raciais, do racismo ou da discriminação étnico-racial, ainda fortemente presentes em nossas relações cotidianas e nos espaços escolares.

Biografia do Autor

Erica Aparecida Kawakami

Departamento de Sociologia. Área: Educação, povos indígenas, eja, relações érnico-raciais, estudos pós-coloniais

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CURRÍCULO