OS DISCURSOS DA BUROCRACIA NAS PERGUNTAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Sita Mara Lopes Sant'Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores da EJA. Análise de Discurso, Perguntas de Professores.

Resumo

Esse texto apresenta um recorte da pesquisa de doutorado que concluí em 2009 e que buscou compreender as políticas de formação dos professores da EJA, a partir das perguntas que os mesmos faziam em diferentes espaços coletivos de formação, propostos pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Desse contexto, a partir dos referenciais teóricos da Análise do Discurso, principalmente encabeçados por Pêcheux (1997) e Orlandi (2009) dou destaque aos que têm como predominância, os sentidos evidenciados pela burocracia, que se manifestam nos dizeres de professores de diferentes escolas públicas. Como principais resultados destaco que, ao mesmo tempo em que o professor faz uso dos Discursos da Burocracia para resistir às mudanças por medo ou receio do devir, ele abre-se ao diálogo ao questionar, ao mesmo tempo em que revela saberes explícitos e constituídos do campo da EJA, desde a sua legislação.

Biografia do Autor

Sita Mara Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs

Especialista em Educação de Adultos, Mestre e Doutora em Educação pelo PPG-Edu/UFRGS. Profa Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, onde atualmente é Vice- Reitora.

Referências

BRASIL. Parecer 11, de 10 de maio de 2000, do Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos.

______ . Resolução 01 de 05 de julho de 2000, do Conselho Nacional de Educação. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos.

DELORENZO Neto, Antônio. Disfunção da organização burocrática. IN: Sociologia aplicada à administração: sociologia das organizações. 7.ed., São Paulo: Atlas, 1996.

FREIRE, Paulo. & FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MUTTI, Regina Maria Varini. Memória no discurso pedagógico – Simpósio Memória.II Seminário de Análise de Discurso. Porto Alegre:UFRGS, 2005. (acesso: site do congresso).

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento.. (Trad. Eni P. Orlandi) Campinas, São Paulo: Pontes, 1997.

RIO GRANDE DO SUL. Conselho Estadual de Educação. Parecer n.774, 10 de novembro de 1999.

_______ Conselho Estadual de Educação. Resolução n. 250, de 10 de novembro de 1999.

WEBBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. Ed. Rio de Janeiro. LTC, 1982.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Edição

Seção

CURRÍCULO