Aplicações para smartphones com HTML5 e interação com Experimentos Remotos

Autores

  • Willian Rochadel Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá
  • Akássio Miranda Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá
  • José Pedro Schardosim Simão Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá
  • Daniel Maciel Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá
  • Juarez Bento Da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Palavras-chave:

HTML5, experimentação remota, smartphones, arduino, padrões W3C e jQueryMobile.

Resumo

Neste artigo é demonstrado o desenvolvimento de aplicações para smartphones com uso de HTML5 e que possam interagir com experimentos remotos, o aplicativo RExMobile do RExLab – UFSC é um exemplo desta junção de tecnologias. A junção dos conceitos de experimentação remota e mobilidade de smartphones e tablets é demonstrada na criação de aplicações que proporcionem um modo interativo e dinâmico para o uso de tecnologias de suporte ao ensino de ciências desde as séries iniciais ou mesmo outras aplicações de acionamento à distância como a experimentação remota. O desenvolvimento utilizou softwares gratuitos e os recursos de HTML5 e jQuery que permitem implementar páginas compatíveis com diferentes Sistemas Operacionais móveis (iOS, Android, Windows Phone, etc.). Ainda são apresentados padrões de layouts W3C que colaboram para uma expansível acessibilidade. Esta aplicação foir recentemente premiada na Campus Mobile do Instituto Claro, ficando na segunda colocação dos mais inovadores entre as mais de 1300 ideias de aplicativos móveis de todo o Brasil.

Biografia do Autor

Willian Rochadel, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Técnico em Eletrotécnica pelo CEDUP Dario Geraldo Salles e Acadêmico de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Experimentação Remota - RExLAB e Servidor Técnico Administrativo na UFSC.

Akássio Miranda, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação remota, ambientes virtuais 3d, mundos virtuais 3d, moodle e inovação.

José Pedro Schardosim Simão, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Acadêmico de Tecnologias da Informação e Comunicação e bolsista voluntário do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) na Universidade Federal de Santa Catarina. Formado Técnico em Agropecuária no Instituto Federal Catarinense (2011). Atua principalmente em desenvolvimento web, SEO e experimentação remota.

Juarez Bento Da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia E Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação remota, e-learning, mundos virtuais 3D, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, embedded servers, microcontroladores e monitoramento web.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

RESUMOS