Aplicações para smartphones com HTML5 e interação com Experimentos Remotos

Willian Rochadel, Akássio Miranda, José Pedro Schardosim Simão, Daniel Maciel, Juarez Bento Da Silva

Resumo


Neste artigo é demonstrado o desenvolvimento de aplicações para smartphones com uso de HTML5 e que possam interagir com experimentos remotos, o aplicativo RExMobile do RExLab – UFSC é um exemplo desta junção de tecnologias. A junção dos conceitos de experimentação remota e mobilidade de smartphones e tablets é demonstrada na criação de aplicações que proporcionem um modo interativo e dinâmico para o uso de tecnologias de suporte ao ensino de ciências desde as séries iniciais ou mesmo outras aplicações de acionamento à distância como a experimentação remota. O desenvolvimento utilizou softwares gratuitos e os recursos de HTML5 e jQuery que permitem implementar páginas compatíveis com diferentes Sistemas Operacionais móveis (iOS, Android, Windows Phone, etc.). Ainda são apresentados padrões de layouts W3C que colaboram para uma expansível acessibilidade. Esta aplicação foir recentemente premiada na Campus Mobile do Instituto Claro, ficando na segunda colocação dos mais inovadores entre as mais de 1300 ideias de aplicativos móveis de todo o Brasil.

Palavras-chave


HTML5, experimentação remota, smartphones, arduino, padrões W3C e jQueryMobile.

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ISSN ELETRÔNICO - 2316-8382                ISSN IMPRESSO - 2175-5302