OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIANTE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Mayara Carvalho Martins

Resumo


Esta investigação encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos e consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como vêm se dando no campo educacional as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais dessa modalidade. De abordagem qualitativa, este estudo usou como instrumento de organização  de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos docentes, dentre eles, a falta de material didático específico como, por exemplo, livro didático e atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos educandos; a dificuldade do professor em desconstruir as representações de escola tradicional que os alunos trazem para a sala de aula e, por fim, a dificuldade do ofício docente, que vai muito além do domínio de conteúdos e conhecimentos pedagógicos. A  conclusão da investigação indica a necessidade de ampliação das discussões em torno da avaliação na EJA. 



Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Avaliação. Avaliação na EJA. Desafios docentes

Referências


ARROYO, M. G. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/Secad-MEC/Unesco, 2006.

BARCELOS, V. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

ESTEVES, M. M. A análise de conteúdo. In: LIMA, J. A. ; PACHECO, J. A. (orgs). Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006.

GUIMARÃES, A.; MARTINS, M. Práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos no Município de Mariana: refletindo sobre a atuação do professor em classes multisseriadas. Mariana. 2014. Monografia. Universidade Federal de Ouro Preto, 2014.

HOFFMAN, J. Avaliação: mito e desafio, uma perspectiva construtivista. 9. ed. Porto Alegre: Educação e Realidade Revistas e Livros, 1993.

JARDILINO, J.; ARAÚJO, R. M. B. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção Docência em Formação).

LIMA, J. Ética na investigação. In: LIMA, J. A.; PACHECO, J. A. (orgs.). Fazer investigação: contributo para elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem, componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A Revista EJA em Debate está indexada ao Livre!, ao SEER, à Sumários de Revistas Brasileiras e ao Periódicos CAPES

ISSN ELETRÔNICO 2317-1839                     ISSN IMPRESSO - 2316-4417

Qualis: B3