O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Proeja, Aprendizagem, Metodologias Ativas,

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades e potencialidades do desenvolvimento de metodologias ativas no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJAEPT). Esse estudo foi desenvolvido com duas turmas do Curso Técnico em Agroindústria ofertado no Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). Assim, definiu-se a abordagem dessa pesquisa como qualitativa e realizaram-se observações participantes de atividades pedagógicas desenvolvidas com duas turmas. As anotações e relatos dessas observações foram organizadas para realização da análise documental. Concluiu-se que o perfil dos estudantes das turmas A e B exigiu estratégias de ensino-aprendizagem diferentes, bem como tempos e ritmos de ensino-aprendizagem distintos. Nesse processo de docência com ambas as turmas, observa-se que as dificuldades de aprendizagem aparecem atreladas à dificuldade de visualizar os conhecimentos teóricos na prática. Nesse sentido as metodologias ativas possibilitaram que se estabelecesse a relação entre teoria e prática tornando a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Clarissa Barretta, Centro Universitário Uniavan

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo Instituto Qualittas de Pós Graduação. Mestre e Doutoranda em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em MICROBIOLOGIA de Alimentos. Pós Graduada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Docência para Educação Profissional.

Priscila Juliana da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

 Mestre em Educação

 

Luiz Álvaro Monteiro Júnior, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutor em Medicina Veterinária

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS