A EXPERIÊNCIA DO CURSO PROEJA-CERTIFIC TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO DO IFSC

Ivanir Ribeiro, Josiane Augusti, Letícia Aparecida Martins

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de acompanhamento, pela equipe pedagógica, do curso “PROEJA-CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo” que vem sendo desenvolvido no campus Florianópolis-Continente, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Trata-se de um projeto piloto, iniciado em 2013, que congrega dois programas distintos, mas complementares: o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – e a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – CERTIFIC. Esse projeto visa contribuir com a Meta 10 do Plano Nacional de Educação – PNE, que prevê a oferta de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à educação profissional, até 2024. O curso foi elaborado a partir do diálogo com os trabalhadores da área de guiamento da região de Florianópolis e potenciais estudantes do curso. Considerando que o fator “tempo” é um dos maiores empecilhos à permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA – na escola, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC – foi organizado com 50% de carga horária computada como “tempo-escola” e 50% como “tempo-social”. O “tempo-social” caracteriza-se por horas complementares realizadas no espaço extra-escolar. Por se tratar de uma proposta específica para o estudante-trabalhador, atribui-se grande importância à flexibilidade curricular, ao prever a estreita articulação entre o processo educativo que acontece no tempo-escola e no tempo-social.


Palavras-chave


Educação Profissional. EJA. PROEJA. CERTIFIC.

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