A EXPERIÊNCIA DO CURSO PROEJA-CERTIFIC TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO DO IFSC

Autores

  • Ivanir Ribeiro IFSC Campus Continente
  • Josiane Augusti
  • Letícia Aparecida Martins

Palavras-chave:

Educação Profissional. EJA. PROEJA. CERTIFIC.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de acompanhamento, pela equipe pedagógica, do curso “PROEJA-CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo” que vem sendo desenvolvido no campus Florianópolis-Continente, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Trata-se de um projeto piloto, iniciado em 2013, que congrega dois programas distintos, mas complementares: o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – e a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – CERTIFIC. Esse projeto visa contribuir com a Meta 10 do Plano Nacional de Educação – PNE, que prevê a oferta de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à educação profissional, até 2024. O curso foi elaborado a partir do diálogo com os trabalhadores da área de guiamento da região de Florianópolis e potenciais estudantes do curso. Considerando que o fator “tempo” é um dos maiores empecilhos à permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA – na escola, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC – foi organizado com 50% de carga horária computada como “tempo-escola” e 50% como “tempo-social”. O “tempo-social” caracteriza-se por horas complementares realizadas no espaço extra-escolar. Por se tratar de uma proposta específica para o estudante-trabalhador, atribui-se grande importância à flexibilidade curricular, ao prever a estreita articulação entre o processo educativo que acontece no tempo-escola e no tempo-social.

Biografia do Autor

Ivanir Ribeiro, IFSC Campus Continente

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2010-2012). Graduada em Psicologia e Licenciatura pela UNIVALI, com Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pelo IFSC.

Referências

CALDART, Roseli Salete. O Currículo das Escolas do MST. In: MEC/UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília-DF, 2006. (Coleção Educação para Todos).

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília-DF, 2006.

______. Decreto nº 8.268, de 18 de junho de 2014. Altera o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF, 2014.

______. Observatório Nacional do PNE. MEC/Inep/DEED/Censo Escolar. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/10-eja-integrada-a-educacao-profissional>. Acesso em: 03 nov. 2016.

______. Portaria Interministerial (MEC e TEM) n° 1.082 de 20 de novembro de 2009. Cria a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC. Brasília-DF, 2009.

______. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional da Educação. Ministério da Educação/ Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014b. Disponível em:
<http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf> Acesso em: 03 nov. 2016.

______. Programa Nacional De Integração Da Educação Profissional Com A Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio – Documento Base. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, agosto 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular. Indaiatuba: Villa das Letras, 2008. (Coleção Dizer a Palavra).

_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustaquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional de educação popular de jovens e adultos. 1a. ed. São Paulo: Moderna; Fundação Santillana, 2014. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A8246FB74BF0146FC10A8A14E0E>. Acesso em: 17 ago. 2014.

IFSC. Regulamento Didático-Pedagógico. Florianópolis: IFSC, 2014a.

____. PROEJA-CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo–Regional Santa Catarina – integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA. Florianópolis: IFSC, 2014b.

____. Resolução nº 47, de 18 de dezembro de 2014. Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidades Social (PAEVS) – Assistência Estudantil no Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis: IFSC, 18 de dezembro de 2014c.

____. Plano de Desenvolvimento Institucional. Florianópolis: IFSC, 2014d.

VITÓRIA-ES. Governo do Estado do Espírito Santo. Caderno de Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos. Vitória-ES, 2007.

Downloads

Publicado

2017-07-24