PLATAFORMAS E INTERFACES ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Gilberto Pereira Fernandes, Maria Olivia Matos Oliveira, Tarsio Ribeiro Cavalcante

Resumo


Apresentamos uma análise descritiva/reflexiva de uma experiência formativa com professores pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a realização de um minicurso intitulado “Incursões de pesquisa online na EJA: plataformas e gerenciamento informatizado de referências”, no II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, em Salvador/BA, Campus I da UNEB, de 08 a 11 de novembro de 2015. O referido minicurso foi ministrado pelos autores desse artigo, com o objetivo de apresentar possibilidades de incursões online que auxiliassem os professores pesquisadores da EJA na preparação de práticas de ensino/aprendizagem e na produção de textos acadêmicos refletindo sua práxis e, por conseguinte, a difusão do conhecimento cientifico produzido no contexto. O minicurso contou com três oficinas: 1) Círculo de diálogos; 2) Plataformas de ensino online: práticas na EJA e 3) Gerenciamento informatizado de referências bibliográficas. Discutiram-se temas atuais na EJA que suscitaram a criação de uma rede de interação colaborativa a partir dos participantes.


Palavras-chave


EJA. Experiência Formativa. Plataformas e interfaces online.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

MATTA, A.E.R.; MATOS OLIVEIRA, M.O. Educação Mídia e Design Pedagógico. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 15-21, jul./dez. 2014.

SILVA, Marco. Educação na cibercultura: o desafio comunicacional do professor presencial e on-line. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, n. 20, p. 261-271, jul/dez 2003.

SILVEIRA, Sergio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HETKOWSKI, Tânia Maria (org.). Políticas públicas & inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A Revista EJA em Debate está indexada ao Livre!, ao SEER, à Sumários de Revistas Brasileiras e ao Periódicos CAPES

ISSN ELETRÔNICO 2317-1839                     ISSN IMPRESSO - 2316-4417

Qualis: B3