FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ESPÍRITO SANTO: EXPERIÊNCIA FORJADA NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA

Autores

  • Andrea de Souza Batista Prefeitura Municipal da serra/ES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo
  • Elizângela Ribeiro Fraga PPGE/UFES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo
  • Flavya Herzog Adamkosky Botti PPGE/UFES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo
  • Marcilene Fraga dos Santos Prefeitura Municipal da serra/ES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo

Palavras-chave:

Fórum de EJA. Experiência. Resistência.

Resumo

Nos últimos anos, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos, enquanto movimento social, vem se constituindo como um locus de debate, diálogo e acompanhamento das políticas de EJA em nível nacional, regional e estadual. Reconhecendo a importância desse espaço na proposição e definição de novos rumos para a EJA, nos propomos a narrar nossa experiência, forjada no processo formativo do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo e os seus desdobramentos, que tornaram possível a nossa ação mediada pela reflexão.

Biografia do Autor

Andrea de Souza Batista, Prefeitura Municipal da serra/ES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Compõe a Coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretária de Educação do município da Serra desde 2007 e compõe o grupo de pesquisa OBEDUC/CAPES/INEP.

Elizângela Ribeiro Fraga, PPGE/UFES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), especialista em gestão escolar (2007) e mestre em Educação (2010). Atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES). Membro do Núcleo I do PPG-UFES, da rede de pesquisa do Programa Observatório da Educação (OBEDU/CAPES). Bolsista CAPES pelo PPGE/UFES. Tem se dedicado a pesquisa sobre as políticas educacionais de EJA.

Flavya Herzog Adamkosky Botti, PPGE/UFES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo

Possui especialização em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (2007) e curso de especialização Tecnologias em Educação pelo CCEAD PUC-Rio (2010). Graduação em Ciências Biológicas pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2002) e graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva. Tutora à Distância no curso de Especialização em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo e compoe o grupo de pesquisa OBEDUC/CAPES/INEP.

Marcilene Fraga dos Santos, Prefeitura Municipal da serra/ES Capes/Obeduc Fórum de EJA do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Membro do grupo de pesquisa OBEDUC/CAPES/INEP e professora MAPA da Prefeitura Municipal da Serra.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. 1).

DANTAS, Aline Cristina L. Fóruns de EJA: mobilização na luta pelo direito à educação de jovens e adultos. Anais do 17º Congresso de Leitura do Brasil. 20 a 24 de julho de 2009. Campinas, SP. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_1739.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2014.

_______.Fóruns de Educação de Jovens e Adultos: movimentos em defesa de direitos e políticas públicas para a educação de jovens e adultos. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Niterói, RJ, 2010.

GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação: para além das teorias de reprodução. Trad. Angela Maria B. Biaggio. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

GOHN, Maria da Gloria. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, maio/ago. 2011. p. 333-513.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002. p. 20-28.

OLIVEIRA, Edna Castro de. Os processos de formação na educação de jovens e adultos: a “panha” dos girassóis da experiência no PRONERA MST/ES. 2005. 174 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Niterói, RJ, 2005.

OLIVEIRA, Rosiska Darcy de.; OLIVEIRA, Miguel Darcy. A reinvenção da educação: os movimentos sociais como contexto educativo. In: FREIRE, Paulo et al. Vivendo e aprendendo: experiências do IDAC em educação popular. Brasiliense: São Paulo, 1980.

PAIVA, Jane; MACHADO, Maria M.; IRELAND, Timothy (orgs) Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea, (1996-2004). Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2007.

PAIVA. Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 516-566, set./dez., 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 21 mai. 2014.

______. Desafios à LDB: Educação de Jovens e Adultos para um novo século. In: ALVES, Nilda (org.). Múltiplas leituras da nova LDB. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES