PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE HOSPEDAGEM DA MODALIDADE PROEJA NO IFAL: CONHECENDO A REALIDADE DOS TÉCNICOS AO TÉRMINO DA FORMAÇÃO

Maria do Socorro Ferreira dos Santos, Anderson Campos Bezerra, Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes

Resumo


O objetivo desse estudo foi conhecer a realidade dos egressos do Curso Técnico em Hospedagem, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/IFAL) do Campus Marechal Deodoro. Esse interesse se justifica por saber que o PROEJA busca atender à demanda de jovens e adultos, pela oferta da educação profissional técnica de nível médio. Neste sentido, buscamos conhecer as concepções dos alunos sobre o curso após sua formação, se eles estão trabalhando na área e o que foi mais importante durante o processo formativo.A metodologia escolhida foi de natureza qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Acreditamos que o PROEJA deve ser concebido diferentemente de outros programas já implementados pelo governo federal ao longo dos anos para atender a esse universo, pois, neste momento, existem dois olhares numa mesma proposta, ou seja, a educação e o trabalho. Possibilitar discussões e reflexões sobre este cenário e, especialmente, sobre uma prática efetiva da vivência pessoal e profissional destes alunos na sociedade traz à tona diversas possibilidades de intervenção, já que estes alunos desejam a inclusão social, o reconhecimento social e a capacidade de serem produtivos numa sociedade moderna e globalizada.


Palavras-chave


PROEJA. Egressos. Trabalho. Inclusão Social.

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