A Elaboração de Questionário para Avaliação de Atividades de Ensino e Extensão

Autores

  • Vinicius Feitoza IFSC - Florianópolis
  • Felipe Cintra
  • Luiza Antes

Palavras-chave:

Âmbitoacadêmico, Satisfação, MetodologiadeAvaliação, EstruturadeAvaliação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um instrumento de avaliação da satisfação dos participantes de eventos de ensino, pesquisa e extensão organizados pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Bacharelado em Design do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A proposta busca identificar oportunidades de melhoria e contribuir para a elevação da qualidade das atividades ofertadas. Para tanto, foi realizada uma análise de metodologias aplicadas em contextos similares através de três estudos recentes que abordam instrumentos avaliativos para programas educacionais. A partir dessa análise comparativa, foi estruturada uma proposta de questionário dividido em três blocos principais: experiência, relevância acadêmica e organização. O instrumento contempla perguntas fechadas e abertas, observando a objetividade e profundidade para avaliar a percepção dos participantes. Como resultado, obteve-se um questionário com doze perguntas. Esta proposta ainda não foi aplicada em contexto real, sendo necessários testes para verificar sua eficácia no contexto específico. O instrumento desenvolvido oferece potencial para subsidiar decisões estratégicas e promover melhoria contínua da qualidade das atividades oferecidas à comunidade acadêmica.  A implementação poderá contribuir para o aprimoramento das atividades oferecidas à comunidade acadêmica.

Downloads

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS