VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE FÍSICA: A PRODUÇÃO DE VELAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA

Autores

  • Ana Maria De Oliveira Silva

Palavras-chave:

ensino de ciências, termodinâmica, velas aromáticas

Resumo

O presente trabalho descreve uma oficina interdisciplinar cujo objetivo foi ensinar os princípios básicos da termodinâmica por meio da produção de velas. A atividade foi planejada e implementada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Santa Catarina câmpus Jaraguá do Sul - Centro, e aplicada durante a Feira de Conhecimentos da Escola de Educação Básica Lino Floriani, com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio, bem como de seus familiares. A proposta envolveu a reciclagem de óleo de cozinha, transformando-o em matéria-prima para a confecção de velas aromáticas, em consonância com o tema central da feira: sustentabilidade. A produção de velas foi baseada na oficina “Reuso de óleo de cozinha: produzindo sabão e velas artesanais”, da Universidade de Passo Fundo (2021), adaptada para a abordagem da primeira lei da termodinâmica. Os participantes puderam vivenciar fenômenos físicos relacionados à transferência de calor e às mudanças de estado físico, como a fusão e a solidificação da cera, a partir dos quais foi discutido o princípio da conservação de energia. Com base nos relatos obtidos durante a oficina pedagógica, observou-se que a aplicação prática e contextualizada dos conceitos favoreceu a motivação dos estudantes. Ademais, a abordagem experimental contribuiu para a compreensão da articulação entre teoria e prática, reforçando o papel da experimentação no ensino de Física e evidenciando a relevância da Ciência em contextos do cotidiano.

Downloads

Publicado

2025-09-09