ANALISANDO A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS PARA O MERCADO DE TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PITCH

Autores

  • Luiza Almeida de Oliveira
  • Mayara Tsuchida Zanfra

Palavras-chave:

aprendizagem colaborativa, ensino de inglês, ensino médio, mercado de trabalho, vídeos pitch

Resumo

Este trabalho é resultado de uma experiência pedagógica desenvolvida no Curso de Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Continente. Essa experiência foi realizada com estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do interior paulista, utilizando a abordagem da pesquisa-ação. A intervenção teve como objetivo analisar a percepção dos alunos sobre a importância da língua inglesa no mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de vídeos pitch. Fundamentado nas teorias da aprendizagem colaborativa (DILLENBOURG, 1999) e aprendizagem social (BANDURA, 1977), o projeto promoveu o protagonismo estudantil, a construção de saberes em grupo e o uso de tecnologias digitais. Os dados indicam que os alunos passaram a compreender melhor a aplicabilidade da Língua Inglesa em contextos profissionais, desenvolveram habilidades de comunicação oral e escrita, ampliaram o vocabulário e demonstraram maior engajamento nas aulas. A intervenção revelou que o ensino de inglês se torna mais significativo quando vinculado à realidade dos estudantes e mediado por metodologias ativas e colaborativas. 

Downloads

Publicado

2025-09-09