ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROEJA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Palavras-chave:
estágio supervisionado, PROEJA, formação docenteResumo
Este relato foi elaborado com base em experiências vividas no decorrer dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Química do IFSC São José. A atividade realizada/a experiência consistiu na observação e prática de regência em um espaço formal de ensino , no qual foram utilizados materiais didáticos desenvolvidos com base em um projeto de intervenção elaborado a partir de características relacionadas com a rotina e as vivências relatadas por esse grupo. A turma escolhida para a observação e regência, foi a terceira e quarta fase, respectivamente, do PROEJA atrelado ao Curso Técnico em Cozinha, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis Continente. Ao final das atividades de observação de turma, elaboramos um Projeto Criativo Ecoformador com base nos aspectos observados e nas características da turma. A temática escolhida para a elaboração do projeto foi “sabão” e a sequência didática foi elaborada a partir do conteúdo presente na ementa do componente curricular. Foi trabalhado o conteúdo de funções orgânicas, o que norteou a elaboração das aulas e atividades que foram utilizadas no período da regência. A última etapa foi extremante desafiadora e difícil, é importante ressaltar que o desenvolvimento dessas atividades foi realizado durante o período de pandemia de COVID-19, o que resultou em alguns obstáculos como, a turma reduzida, muitos desistentes, muitas faltas dos estudantes do proeja, entre outros, mas ao mesmo tempo, a convivência com essa turma, mesmo que por um período curto foi uma experiência muito agregadora positiva na formação docente.