O USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO TÉCNICO PARA A OTIMIZAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI

Autores

  • Cleiton Pons Ferreira Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Rio Grande
  • Fernanda Antoniollo Hammes de Carvalho Fundação Universidade do Rio Grande

Palavras-chave:

Neurociência, Mapas Mentais Aprendizagem, Empreendedorismo, Inovação, Desenvolvimento Psicológico, Ensino Técnico e Tecnológico.

Resumo

A educação técnica e tecnológica objetiva a preparação do futuro profissional para o mercado de trabalho do século XXI, sendo essencial estimular e abastecer estes profissionais para as exigências do dia-a-dia em suas atribuições, em qualquer que seja sua atividade. Em busca desse desenvolvimento pessoal, surge a Neurociência, que traz o conceito do sujeito cerebral, possibilitando compreender que existe uma biologia, uma anatomia, uma fisiologia naquele cérebro que aprende, que é único na sua singularidade dentro da diversidade de alunos em sala de aula. Dessa forma, o texto, embasado na articulação entre neurociências e educação, apresenta considerações sobre como a técnica de mapas mentais auxilia na otimização da capacidade cognitiva e pode contribuir como estratégia no ensino-aprendizagem na formação dos alunos dessa modalidade de ensino. A partir de uma experiência prática de aplicação de Mapas Mentais como ferramenta de gerenciamento de informações e desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como: análise, comparação, organização, classificação, generalização, síntese, memorização, criação, raciocínio, etc.) este trabalho avalia, na visão do professor, os benefícios do uso desta técnica em sala de aula como potencializador da inteligência fluída. As respostas do questionário aplicado aos professores que participaram da oficina permitem identificar que reconhecem na técnica uma ferramenta que oportuniza o desenvolvimento de características fundamentais para a formação do perfil empreendedor e inovador dos sujeitos que deixam a escola para exercerem atividades de gestão e liderança nas empresas .

Biografia do Autor

Cleiton Pons Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Rio Grande

Coordenador do Curso de Automação Industrial e Professor de Gestão Empresarial

Fernanda Antoniollo Hammes de Carvalho, Fundação Universidade do Rio Grande

Pós Doutoranda - Departamento do Institito de Educação em Ciências - Área de Neurociência

Downloads

Publicado

2012-10-27

Edição

Seção

ARTIGOS