AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRICIÚMA/SC: UTILIZANDO O MÉTODO DO PASSEIO ACOMPANHADO PARA COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA COM RELAÇÃO AO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Autores

  • Diego Viana
  • Tatiane Silvestre
  • Jean Marcos De Avila
  • Milena Brandão

Palavras-chave:

Acessibilidade Espacial, Escola, Avaliação Pós-ocupação, Passeio Acompanhado, Pessoa com Deficiência.

Resumo

Escolas de Ensino Regular têm recebido alunos com deficiência, cumprindo, assim, a legislação vigente. Entretanto, nem todas estão preparadas para recebê-los, seja no que se refere à preparação dos professores, seja em relação à adequação de seu ambiente construído às necessidades dos alunos com deficiência. Paralelamente a essa realidade, os profissionais atuantes no setor da Construção Civil não tiveram o tema da acessibilidade em seus cursos. Porém a Norma de Acessibilidade (NBR 9050/2004) tem sua aplicação obrigatória em novos projetos e reformas de espaços de uso público. Por não terem tido o tema em sua formação, muitos profissionais aplicam as soluções da norma de maneira errônea, não atendendo as necessidades dos alunos com deficiência. Considerando este contexto, o objetivo deste artigo é apresentar a aplicação do método dos Passeios Acompanhados (DISCHINGER, 2000) com alunos com deficiência em três escolas do município de Criciúma/SC e discutir a importância da utilização de métodos que envolvam pessoas com deficiências para avaliação do ambiente construído. Este método foi utilizado na pesquisa intitulada “Estudo Piloto de Avaliação da Acessibilidade Espacial nas Escolas Municipais de Criciúma”, juntamente com a aplicação de Check Lists com parâmetros da NBR 9050/2004 (de caráter técnico) e do Mapeamento Visual, que busca compreender a percepção dos gestores das escolas e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

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Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS