CARACTERÍSTICAS DO MÚSCULO LONGISSIMUS DORSI DE CORDEIROS TEXEL ALIMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE SILAGEM DE CASCA DE MANDIOCA

Autores

  • Leandro Otavio Vieira Filho
  • Douglas Leffa Pirolla
  • Juliana Policastro Velho
  • Elias Donadel
  • Miguelangelo Ziegler Arboitte
  • Liliane Cerdótes
  • Dion Córdova Moraes

Palavras-chave:

Carcaça, Confinamento, Silagem de casca de mandioca.

Resumo

Na região sul do Estado de Santa Catarina há grande produção de polvilho de mandioca (Manihot sculenta Crantz), sendo que um dos subprodutos da industrialização deste é a casca de mandioca, a qual se conservada sob a forma de silagem pode ser utilizada na alimentação de ruminantes, podendo ser boa alternativa de volumoso na alimentação animal. O experimento foi realizado no Instituto Federal Catarinense de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Sombrio/SC, foram utilizadas as instalações de confinamento do Setor de Ovino-caprinocultura desta unidade. Foram utilizados 16 cordeiros com predominância da raça Texel recém desmamados, os quais foram distribuídos em quatro tratamentos, com quatro repetições. Após o confinamento dos cordeiros que perdurou por 61 dias estes foram abatidos. Após o resfriamento das carcaças por 24 horas essas foram serradas ao meio. Na meia carcaça esquerda na altura da 12 e 13ª costelas foi exposto o músculo Longissimus dorsi para determinação da área de olho de lombo (AOL), medida que expressa a musculosidade existente na carcaça, também foi avaliada a espessura de gordura subcutânea (EGS) da carcaça máxima e mínima, comprimento e largura máxima do músculo Longissimus dorsi. A área de olho de lombo foi semelhante (P>0,05) entre os tratamentos, com valores médios de 11,94 cm². As medidas do músculo Longissimus dorsi não foram influenciadas pela substituição da silagem de milho da fração volumosa da dieta por silagem de casca de mandioca na alimentação de cordeiros com predominância de sangue Texel.

Biografia do Autor

Leandro Otavio Vieira Filho

Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária. Discente do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio.

Douglas Leffa Pirolla

Discente do curso Técnico agrícola com Habilitação em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal catarinense Campus Sombrio.

Elias Donadel

Discente do curso Técnico agrícola com Habilitação em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal catarinense Campus Sombrio.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

RESUMOS