ANIMAÇÕES E SIMULAÇÕES PARA APOIO AO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Andrino Fernandes Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem. Lógica de Programação. Educação

Resumo

A construção do conhecimento é a essência do trabalho docente que implica diretamente em promover competências para lidar com as transformações da ciência e da tecnologia. Neste contexto, o desenvolvimento de objetos de aprendizagem se destaca como um dos grandes empregos da tecnologia na educação. Tais ferramentas permitem aperfeiçoar processos pedagógicos em áreas de conhecimento caracterizadas pela dificuldade de assimilação por parte de alunos. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo a apresentação de uma atividade de pesquisa realizada no Instituto Federal de Santa Catarina que consiste no desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o aperfeiçoamento didático pedagógico para a lógica de programação – uma área relacionada e fundamental ao desenvolvimento de programas para computador – e contou com o envolvimento de duas alunas do curso técnico em Informática. Em atividades como esta é importante o estabelecimento de um planejamento pedagógico adequado assim como as estratégias cognitivas, a facilidade de acesso e a efetividade de objetos de aprendizagem. Além disso, é importante a disseminação de políticas de incentivo para formação de uma comunidade de aprendizagem na produção de objetos de aprendizagem para a evolução de tais práticas pedagógicas. É necessário estabelecer reflexões resultantes das experiências no uso da informática para elaboração de atividades pedagógicas e de uma nova cultura de trabalho multidisciplinar.

Biografia do Autor

Andrino Fernandes, Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências da Computação (1992) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professor desde 1993 do IFSC. Leciona nos cursos técnico (Informática) e tecnologia (Gestão em Tecnologia da Informação).

Participações atuais:- Coordenador de Projeto de Pesquisa PIPCIT no IFSC; - Coordenador de Projeto de Pesquisa Materiais Didáticos na UFSC/MEC/e-Tec; - Comissão para reformulação do PPC do curso técnico em Informática para Internet (EAD); - Orientação de TCC no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação.

Experiências anteriores: - EAD desde 2007 (tutoria, coordenação de curso e coordenação geral e-tec); - Projeto de Pesquisa Currículo Referência pela UFSC/e-Tec/MEC; - Projeto de Pesquisa Materiais Didáticos pela UFSC/e-Tec/MEC; - Comissão de Avaliação de polos de apoio presencial da Rede e-Tec; - Colaborador em Avaliação de polos de apoio presencial da UAB; - Coordenador do curso técnico em Informática; - Coordenador do curso de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; - Consultor Ad hoc para análise e seleção de projetos de pesquisa no IFSC; - Comissão para reformulação do PPC do curso técnico em Informática; - Comissão para desenvolvimento de PPC do curso técnico em Informática para Internet (EAD); - Comissão para desenvolvimento de PPC do curso superior de tecnologia em GTI; e - Comissão de implantação do curso superior de tecnologia em GTI.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS