ANIMAÇÕES E SIMULAÇÕES PARA APOIO AO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Palavras-chave:
Objetos de Aprendizagem. Lógica de Programação. EducaçãoResumo
A construção do conhecimento é a essência do trabalho docente que implica diretamente em promover competências para lidar com as transformações da ciência e da tecnologia. Neste contexto, o desenvolvimento de objetos de aprendizagem se destaca como um dos grandes empregos da tecnologia na educação. Tais ferramentas permitem aperfeiçoar processos pedagógicos em áreas de conhecimento caracterizadas pela dificuldade de assimilação por parte de alunos. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo a apresentação de uma atividade de pesquisa realizada no Instituto Federal de Santa Catarina que consiste no desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o aperfeiçoamento didático pedagógico para a lógica de programação – uma área relacionada e fundamental ao desenvolvimento de programas para computador – e contou com o envolvimento de duas alunas do curso técnico em Informática. Em atividades como esta é importante o estabelecimento de um planejamento pedagógico adequado assim como as estratégias cognitivas, a facilidade de acesso e a efetividade de objetos de aprendizagem. Além disso, é importante a disseminação de políticas de incentivo para formação de uma comunidade de aprendizagem na produção de objetos de aprendizagem para a evolução de tais práticas pedagógicas. É necessário estabelecer reflexões resultantes das experiências no uso da informática para elaboração de atividades pedagógicas e de uma nova cultura de trabalho multidisciplinar.Downloads
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Publicado
2012-11-12
Edição
Seção
ARTIGOS
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