PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MODELO DO METABOLISMO ESTENDIDO APLICADO À CIDADE DE CRICIÚMA, SC

Autores

  • Giovana Leticia Schindler Milaneze IFSC
  • Pedro Rosso IFSC Campus Criciúma
  • Arnoldo Debatin Neto UFSC

Palavras-chave:

Sustentabilidade urbana, Metabolismo da cidade, Resíduos.

Resumo

O presente artigo é resultado da análise de um método a ser aplicado em fase anterior ao planejamento para o desenvolvimento urbano, tendo como premissa o modelo do metabolismo estendido para assentamentos urbanos proposto por Newman e Kenworthy (1999). Neste modelo, a partir de dados levantados relativos ao uso de recursos, como água, energia e materiais, e produção de resíduos, como lixo e poluentes, os quais promovem a dinâmica da cidade, torna-se possível planejar o desenvolvimento de um município com foco na sustentabilidade a partir de uma análise temporal e comparativa entre os dados. Para ilustrar esta análise, buscou-se comparar dados de uma série histórica, a fim de avaliar o desenvolvimento urbano do município de Criciúma, SC. O resultado permitiria sugerir diretrizes para redução do consumo e também dos resíduos, na intenção de beneficiar os cidadãos e o meio ambiente. Esta intenção não se concretizou na totalidade em razão da ausência ou da inconsistência de dados provenientes órgãos públicos e associações, sobre o município em estudo, o que não permitiu uma avaliação da situação e evolução de Criciúma quanto ao consumo de recursos de entrada e a produção de dejetos de saída, no contexto do modelo de metabolismo estendido. A pesquisa demonstrou que para a aplicação do modelo proposto, há a necessidade de manter um banco de dados atualizado.

Biografia do Autor

Giovana Leticia Schindler Milaneze, IFSC

Arquiteta e Urbanista (UFSC), Especialista em Ensino Superior (UNESC), Mestranda em Arquitetura e Urbanismo (UFSC), Professora de Desenho e Projeto de Edificações - IFSC Criciúma.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS